Vai ou racha
![]() |
| Valdir Rossoni |
É preciso reconhecer. Fez bonito ontem o presidente da Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB). Iniciou a sessão plenária passando um pito nos deputados e declarou que a partir da semana que vem, se não houverem pelo menos 18 deputados, que é o quorum, até as 14h45, vai derrubar a sessão, e os ausentes terão o salário descontado. A conferir se não ficar só na ameaça. A questão é que boa parte dos deputados aparece em plenário quando começa as votações, por conta disso, parte das sessões fica esvaziada. Tinha razão Rossoni antes, quando tentou implantar a verificação de presença no painel eletrônico já na abertura. Todos os deputados chiaram e ele teve de recuar. Está se vendo porque os 'nobres parlamentares' protestaram na época. Se Rossoni mantiver a palavra, vai funcionar, porque mexe no bolso dos deputados. Cada falta à sessão custa cerca de 660 reais.
Em tempo
Na terça-feira 12, se Deus quiser e o tempo permitir, deve vir ao Paraná a presidente Dilma Rousseff, em Francisco Beltrão para lançamento do Plano Safra para agricultura familiar e Rossoni anunciou que por conta disso a sessão começará mais tarde, as 15h30. E que os deputados que estiverem no evento com a presidente terão a falta abonada. Então por que começar a sessão mais tarde? Nem é em Curitiba que a presidente estará.
Agora foi
E no fim das contas, somente ontem foi votado ainda em segunda discussão pela Assembléia o projeto do Ministério Público Estadual que concede cerca de mais 5% de reajuste aos seus servidores ativos e inativos. É um percentual de reposição salarial, o MPE deixou de reajustar quando deveria por não ter caixa na época. E o presidente da Casa, deputado Rossoni, tinha jurado de pés juntos que não havia problemas com o MPE e a tramitação seria rápida.
Entra e sai
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), depois de votar em Ivan Bonilha para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, retornou ontem mesmo ao comando da Secretaria de Estado do Trabalho. O petista Elton Welter reassumiu o mandato.
Passou recibo
Romanelli era líder do governo Requião e articulou na época a eleição de Maurício Requião para a mesma vaga que anteontem, ao retornar a Assembléia para votar, passou atestado de que o processo de indicação de Maurício teria sido irregular.
CPI no porto
Mantida a descida da serra hoje dos deputados que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito que está investigando denúncias de irregularidades nos portos do Paraná. Ele vão a Paranaguá para uma visita técnica ao porto e obter informações sobre o funcionamento dos terminais de fertilizantes, álcool e contêineres.
Bem vindos
Outra questão que a CPI quer ver hoje é a dos documentos solicitados à administração do porto referentes a licitações, aditivos e chamamentos públicos feitos pela autarquia a partir de 2006, além de cópias das ações trabalhistas envolvendo os portos de Paranaguá e Antonina e sobre as operações do terminal Barão de Teffé. Já que a CPI é do interesse do governo estadual, tudo deve sair nos conformes.
PMDBdoP
Com o partido dividido, o jeito é comer pelas beiradas, tanto que prosseguem nesta semana as reuniões microrregionais do PMDBdoP, de Pessuti, no interior do Paraná. Desta vez nas regiões norte e noroeste, com o ex-governador Orlando Pessuti e o senador Sergio Souza comandando a festa. Hoje com lideranças do partido em Londrina, amanhã com as de Apucarana e Paranavaí e sábado com a região de Maringá.
Tem de ouvir...
Mais recente capítulo da novela sobre Gustavo Fruet e o PSDB: finalmente ele marcou entrevista à imprensa para a semana que vem, sem definir o dia ainda, que só pode ser para anunciar sua decisão sobre continuar ou sair do partido. Apesar da garantia dada esta semana pela cúpula do partido de que o governador Beto Richa irá ficar neutro na eleição em Curitiba, a expectativa é de que Fruet declare que deixará de ser tucano.
Para crer
A não ser que até lá o governador, que manda no partido, diga de público ao menos que o PSDB terá candidato próprio à prefeitura da capital. Richa vai viajar para o exterior dia 14 e só retorna dia 24, então a coletiva de Fruet deve ocorrer antes da viagem do governador, terça ou quarta-feira que vem.
Até dia 13
Aprovado ontem em redação final pelos deputados estaduais o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2012, onde o Governo do Estado prevê uma receita bruta de R$ 27,1 bilhões. Agora, a LDO segue para sanção governamental e, posteriormente, deve ser publicada no Diário Oficial. A semana que vem será a última de trabalho dos deputados. Na quarta-feira deve ser realizada a sessão de véspera do início do recesso parlamentar. (Roseli Valério)

Nenhum comentário:
Postar um comentário