Para o Paraná não irá fazer muita diferença, porque dos atuais 30 deputados federais, de muitos deles nem se ouve falar depois que se instalam em Brasília. A parte o fraco desempenho, a questão é que a bancada federal paranaense vai perder uma vaga, elegendo já em 2014 29 e não 30 deputados. É que na noite de terça-feira 9, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acataram, por cinco votos a dois, o pedido de revisão feito pelo Amazonas. Com a decisão do TSE, cinco Estados ganham mais vagas e oito perdem, incluindo o Paraná. O Amazonas questionava que os índices que definiam as cadeiras na Câmara dos Deputados não tomavam como base o Censo de 2010. Mas já no dia seguinte, 10, o presidente da Câmara Federal Henrique Alves, declarava que o TSE não tem competência para mudar a composição da Câmara. “Vejo [a decisão] com preocupação. Ela nos pegou de surpresa. Há interpretações de que o TSE não teria poderes para isso, que só por meio de lei complementar é que se poderia, portanto, normatizar o assunto e readequar as bancadas”, disse ele. Alves disse que a consultoria jurídica da Casa e os partidos começariam a examinar a decisão da Corte. “Estamos examinando o aspecto jurídico com muita cautela, com respeito ao TSE, mas seremos muito firmes no que é de direito dos partidos”, observou Alves. O presidente da Câmara disse que a decisão pegou de surpresa a todos da Casa, e de forma preocupante “porque mexe em bancadas praticamente às vésperas do processo eleitoral”, comentou o deputado.
DILMA SEGURA O TOMATE!

SONDAGENS DE...
Em uma de suas passagens recentes por Curitiba, o deputado André Vargas, do PT, vice-presidente da Câmara Federal, aproveitou para fazer política, claro. Visitou a Associação dos Moradores do Parolin junto com a empresaria Dorotea Servelo, que pretende se candidatar a deputada estadual em 2014, para uma conversa com o ex-vereador do PSDB, Edson do Parolin.
...ANDRÉ VARGAS
Ao final do encontro, o convite do tucano para o petista participar de uma reunião da associação foi aceito de pronto por Vargas, que por sua vez sugeriu a Edson do Parolin que pensasse sobre uma mudança de partido.
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário