8 de abr. de 2013

AMP TEM NOVO COMANDO COM LUIZ LÁZARO SORVOS

Nesta segunda-feira, dia 8, o prefeito de Nova Olimpia, Luiz Lázaro Sorvos (PDT), assumirá a presidência da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), para um mandato de dois anos. É a segunda vez que ele comanda a entidade. A primeira foi no biênio 2005-2007. O atual presidente da AMP é o ex-prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha. Eleito em uma chapa de consenso, que reúne prefeitos de todas as regiões do Estado e 13 partidos políticos, Sorvos pretende intensificar a luta pelo pagamento, junto ao Governo do Estado, de 100% das despesas com o transporte escolar dos alunos da rede pública. Ele também pretende manter a luta da entidade para a realização de um pacto federativo que garanta maior participação das prefeituras no bolo tributário da União e a aprovação do projeto que distribui os royalties do petróleo de forma mais justa entre os municípios. “Sei que temos muito trabalho a realizar, mas tenho a certeza de que, com o apoio de todos os prefeitos do Paraná, conseguiremos ampliar as conquistas dos municípios”, comentou, de forma genérica. Sorvos não parece ter o dinamismo de Samaha, um daqueles “turcos” incansáveis quando se mete em uma frente de batalha. Espera-se que Sorvos venha a surpreender.






COM O SERVIDOR
Enquanto isso, para ajudar ou incomodar os prefeitos, a Assembleia Legislativa acaba de aprovar a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público Municipal. O deputado Tadeu Veneri (PT) apresentou requerimento para a criação da Frente, cuja finalidade é discutir medidas e propostas para aperfeiçoar o serviço público oferecido pelas prefeituras municipais.
PELO SERVIDOR
Figura entre os objetivos da Frente a valorização do trabalho desenvolvido pelos servidores públicos e o reconhecimento da importância destes agentes. Veneri destacou que vários dos direitos do cidadão têm o atendimento diretamente vinculado à prestação do serviço público, como o direito à educação e à saúde.
MUITO FOCADA
“A Frente é um mecanismo importante para que possamos discutir e elaborar projetos na esfera do Legislativo e iniciativas em outros espaços institucionais que contribuam para a melhoria do serviço público e a valorização do servidor. Quando falamos em melhorar os serviços públicos estamos discutindo também as condições em que atuam os servidores públicos”, explicou o petista.
MELHOR DEIXE
Curiosamente a Frente Parlamentar tem a participação de poucos deputados. Deve ser porque em vista das eleições do ano que vem a maioria dos deputados não pretende criar qualquer tipo de desconforto para os prefeitos, já que eles sempre são grandes cabos eleitorais nas suas bases.
OS CORAJOSOS
Por conta disso, a nova Frente criada na Assembléia terá, além de Veneri, que irá coordená-la, os deputados petistas Elton Welter, Péricles de Mello, Professor Lemos e Luciana Rafagnin, Teruo Kato, Gilberto Martin e Jonas Guimarães, do PMDB, Rasca Rodrigues, do PV, e Tercílio Turini, do PPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...