Depois de ouvir o governador e representantes de vários setores, deputados definirão prioridades em várias áreas
Em tese o Paraná irá receber R$ 1.125.000.000,00 em recursos do governo federal em 2012 exclusivamente para as 20 emendas que a bancada federal decidiu apresentar para as áreas de infraestrutura, como a adequação de vários trechos viários; educação (para as universidades estaduais e institutos federais e para UTFPR); trânsito de Curitiba, saúde (hospitais filantrópicos e outros); Justiça; equipamentos agrícolas; e portos. Antes da definição das emendas, os deputados federais paranaenses haviam se reunido com o governador Beto Richa (PSDB). Mas atender ou não as emendas dos parlamentares é prerrogativa do governo Dilma Rousseff.
A indicação das emendas não significa que já estão no Orçamento da União para o próximo ano, ainda em fase de tramitação no Congresso Nacional. Antes elas terão de ser acolhidas pelo relator do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), - que poderá inclusive reduzir os valores - para posterior votação em plenário. “Estamos atendendo todas as regiões do Paraná, todos os segmentos. Fizemos emendas ao DNIT, da agricultura, da educação e da saúde, porque são as áreas que mais liberam recursos e estamos trabalhando para a sua efetivação”, explicou o deputado federal André Vargas, do PT.
Os setores
Várias reuniões foram realizadas, além daquela com o governador, com representantes de diversos segmentos para que fossem definidas as prioridades do Estado para as emendas coletivas. “Na área de infraestrutura, temos a adequação da BR 369, entre Londrina, Ibiporã e Cambé; na BR 376 foi proposta uma adequação na região de Araucária; outra proposta é adequação da BR 153, de União da Vitória até Santa Catarina; na 476, de São José dos Pinhais, que vai para Santa Catarina, além do contorno de Cascavel e o contorno ferroviário de Apucarana”, citou Vargas.
Para as universidades estaduais, federais, tecnológica e institutos federais, se liberados os recursos das emendas, beneficiarão 23 cidades do Estado. Há também previsão de investimentos. Outra área escolhida pelos parlamentares é da saúde. Os recursos serão destinados para os hospitais regionais, como o de Cornélio Procópio que precisa de equipamentos, o de Toledo, Telêmaco Borba e Araucária, que receberão investimentos.
Para a agricultura a bancada federal preparou três emendas: para compra de equipamentos da patrulha rural, para o desenvolvimento regional e sustentável, especialmente nos assentamentos e para os pequenos agricultores, que poderão melhorar a produção da agropecuária familiar. Vargas diz que a emenda que é de fundamental importância para o Paraná é a destinada ao Iapar – Instituto Agronômico do Paraná. A emenda é para garantir a compra de novos equipamentos para a instituição. Para a segurança da fronteira também foram preparadas emendas, que somadas chegam a meio bilhão de reais em investimentos no Paraná. (Roseli Valério)
Nenhum comentário:
Postar um comentário