21 de nov. de 2011

FOZ DO IGUAÇU: Vereadores querem mais vagas na Câmara Municipal

Apesar da assinatura de 22 mil moradores de Foz do Iguaçu e da participação das principais entidades da chamada sociedade organizada contra o aumento no número de vagas na Câmara Municipal, os vereadores decidiram retomar a discussão do projeto que havia sido arquivado na época de maior pressão. Para rebater, cerca de 20 entidades de Foz se mobilizam agora no “Fórum pela Moralização da Política” para contestar o argumento da direção da Câmara de que 18 partidos políticos são a favor da ampliação do número de vereadores.

Através do Fórum foi anunciado o lançamento de uma nova campanha, com outdoors espalhados em pontos estratégicos e de grande circulação em Foz do Iguaçu, em protesto à manobra de retomar a discussão que já havia sido arquivada juntamente com o projeto de Emenda à Lei Orgânica que aumentava de 15 para 21 vereadores.

No início de agosto passado, o projeto foi retirado pelo autor, vereador Hermógenes de Oliveira (PMDB), que está reapresentando-o novamente. Oliveira diz que atende ao abaixo-assinado encaminhado por 18 partidos políticos, mas ele próprio propôs uma audiência pública para o próximo dia 28. Representantes das entidades que estão no Fórum definiram que participarão da audiência.

As entidades querem ainda que além de não aumentar o número de vereadores, seja reduzido o percentual que a prefeitura é obrigada a repassar para a Câmara Municipal a título de orçamento próprio. O projeto de Foz do Iguaçu tem respaldo legal, a ampliação das vagas é permitida devido ao aumento da população de acordo com o censo do IBGE. Para os moradores e as entidades do Fórum, porém, “é imoral”.

Na última reunião, que transformou a mobilização no Fórum, somaram-se à Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), OAB/Foz e Iguassu Convention, as seguintes entidades: Igreja Católica; quatro lojas maçônicas de Foz do Iguaçu; sindicatos como o Sindilojas, Secovi, Sescap, Sincofoz e Sinduscon; Conselhos Regionais de Contabilidade e Administração; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABHI); Centro Cultural Beneficente Islâmico e Conselho Municipal de Turismo e o Conselho do Jovem Empreendedor. (Roseli Valério)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...