10 de out. de 2011

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: “Desaba” a quarta secretária, e Saúde vira “casa de mãe-joana”

“Dr. Allan”, Miguel Galoski, Armando Raggio e Izabel já passaram pela Secretaria de Saúde, agora entregue pelo prefeito Ivan Rodrigues a um advogado do PT


Adilson Stuzatta
Como se em confirmação da matéria estampada pelo Impacto PR na edição de 23 a 29 passados, em que os vereadores Onildo e Carlos Machado, por vias transversas, “meteram a ripa” no prefeito, criticando severamente a (ex) secretária da Saúde, Izabel Cristina Martins Coelho, e o descaso generalizado para com pacientes, alguns em fase terminal, entregues ao deus-dará, a falta de remédios e a bagunça reinante, Ivan Rodrigues a demitiu, sem dó nem piedade, sumariamente.

A “degola” de Izabel sucedeu durante “inesperada” visita de Ivan Rodrigues aos vereadores, por volta das 10 horas de quarta-feira, quando o alcaide foi questionado, inclusive, pela sempre dinâmica vereadora Lúcia Stocco, que, no seu jeito direto de enfrentar problemas, perguntou se a nomeação da agora ex-secretária se dera “por causa da simpatia do vereador Bira do Banco do PT por ela”.

Foi demais para os devaneios políticos de Ivan Rodrigues, que alimenta a esperança de ter Lúcia Stocco como sua parceira na tentativa de reeleição, tanto que a convenceu a sair do DEM e se filiar ao seu partido, o PSD. Outros vereadores engrossaram as críticas, e Ivan agiu rápido, demitindo a secretária, mas com tanta vontade que pelo menos dois parlamentares interpretaram o gesto como “caso pensado”, em que, muito esperto, ele deu a impressão de estar atendendo ao conjunto da vereança.


“Interino” é nomeado

Retornando da Câmara Municipal à Prefeitura, Ivan Rodrigues resolveu, também num repente, a sucessão da chorosa Izabel: convocou para seu lugar, como “secretário interino até 31 de dezembro” próximo, o advogado Adilson Stuzatta, do PT, considerado “o pássaro mais sagaz da floresta”, já bem acomodado na Administração Municipal, como “Secretário do Trabalho”.
Por conta dessa outra inesperada nomeação, os vereadores quedaram-se deprimidos: “O Adilson até agora não disse a que veio na inoperante Secretaria do Trabalho”. “O que é que ele vai conseguir fazer na Saúde, com toda aquela confusão?”, indaga outro inconformado vereador, aflito.


Quatro já tombaram

Indicação do DEM para a administração que iniciava em 2009, o médico Allan Bundt foi nomeado para a Saúde, e bateu o recorde de brevidade no cargo: em 26 dias ele “entrou em parafuso”, e saiu da secretaria “profundamente magoado” com a “desconsideração”.
Foi então que o prefeito Ivan Rodrigues “tomou para si” o desafio de “acertar a Saúde”, e lá se internou, com (à época) seu pupilo Miguel Galoski, que, chefe de Gabinete, foi nomeado interino. Miguel, dizem, se esforçou, “mas não deu”, e Ivan decidiu que, mais uma vez, “mudar era preciso”.

O advogado Rochinha indicou Armando Raggio, ex-secretário estadual de Saúde. Imbuído do seu talento, Raggio imprimiu uma gestão descentralizada, técnica, profissional e popular, mas com isso contrariou interesses que enveredavam pelos “contratos emergenciais”, de remédios e de pessoal.

Queixando-se de sabotagem velada em seu trabalho, Raggio “saltou fora”, levando seu braço direito (Luiz) que gerenciava toda a ação da Saúde, articulada com o SUS. Constam que o ex-secretário teria guardado, “por precaução”, cópias de todos os documentos sobre “milhõe$” movimentados.

Sempre improvisando, o prefeito Ivan Rodrigues nomeou a desconhecida e “estranha ao meio” Izabel Martins, que, atropelando vereadores, e demonstrando explicitamente total falta de gosto com a labuta, encerrou sua aventura na Saúde antes mesmo do fim das lamúrias por sua nomeação.


Uma risível tacada

Agora, superando-se num voluntarismo pueril, a ponto de ser tachado de “menino despreparado e birrento”, Ivan Rodrigues nomeou Adilson Stuzatta “com prazo de validade”, ou seja, a interinidade do causídico na Saúde deve ir até o “Réveillon”, sem prejuízo do seu dinamismo na “Secretaria do Trabalho”, onde, por sorte, eis que ninguém é de ferro, não precisa fazer nadinha.

Um comentário:

  1. É complicado nomear apenas por considerar a pessoa um "pássaro sagaz"...tem que colocar uma pessoa que entenda de Saúde, que seja experiente nessa área. PT é sempre assim...indica dali e daqui e o povo ainda vota e elege candidatos desse partido! As vezes penso que "quem planta, colhe".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...