14 de mar. de 2014

LULA VEM FAZER CAMPANHA OU CONVENCER OSMAR DIAS?

LULA E ELEIÇÃO AQUI
Nesta sexta-feira, dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em São José dos Pinhais, cidade vizinha a Curitiba, uma das questões de interesse direto nas eleições para o governo do Paraná, será ter confirmado ou não por Lula, se realmente está tentando convencer o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Osmar Dias (PDT), a ser candidato ao Senado, mesmo tendo que enfrentar o irmão, o senador Álvaro Dias (PSDB). O tucano será candidato a reeleição para o cargo.  O ex-presidente estaria convencido de que a participação de Osmar na chapa da candidata petista ao Palácio Iguaçu, Gleisi Hoffmann, é fundamental. De certo publicamente até agora, é que o irmão de Álvaro não tem muito interesse em enfrentá-lo por conta da mesma alegação de sempre. Uma disputa em família seria prejudicial aos dois porque não seria compreendida pelo eleitorado. “No fim desta semana ou na próxima devo me encontrar com a presidente Dilma para conversarmos de política e depois decido meu futuro”, revelou Osmar. “Mas não descarto minha candidatura”, ele ponderou. Nesta fase em ano eleitoral, político nenhum descarta nada. Hoje ele estará junto com Lula e Gleisi na região metropolitana de Curitiba. Lembra o vice-presidente da Câmara Federal, deputado paranaense André Vargas (PT), que a data limite para a decisão de Osmar Dias é 3 de abril, de acordo com a exigência da legislação eleitoral. Todos que ocupam cargos públicos no Executivo e pretendem disputar as eleições de outubro, são obrigados a deixá-los na data prevista.
                                         ESPERANDO
Quanto ao famoso acordo familiar entre os irmãos Dias, Vargas prefere não comentar. “Isso é com eles. Nós vamos aguardar. Quando foge da política a gente não pode nem opinar. Eu respeito. Até o dia 3 nós vamos trabalhar com a possibilidade de tê-lo como candidato ao Senado”, afirmou o deputado. Se o pedetista não concorrer, o próprio Vargas é que articula junto ao partido para ser o candidato ao Senado.
                                              SEM MÁGOA...
Na disputa presidencial, diz que o movimento do “Volta Lula”, passou a atribuir ao ex-presidente a frase “estou pronto, só não posso magoar a Dilma”. É mais uma questão a ser colocada para Lula – se os petistas paranaenses derem espaço – já que até ontem de tarde a declaração não havia sido desmentida pelo Instituto Lula ou pelo próprio.
                                                 DELE MESMO
Dividir para vencer, pode ser a intenção de quem envolve o “Volta Lula” na atribuição da frase ao ex-presidente, que o coloca como um “traidor” da atual presidente. Por outro lado, em um vídeo divulgado essa semana, Lula retoma o papel bem conhecido dele e adota o carisma de sempre. “Quando uma pessoa do povo consegue vencer as dificuldades gigantescas que a vida lhe impõe, nada mais consegue aniquilar seu sonho e a sua capacidade de vencer desafios”, diz Lula no vídeo na internet postado por sua equipe.
                                         ‘OPORTUNO’
Mas não fica nisso. O vídeo toca em outros temas, como confiança no país, superação de desafios e promoção da igualdade. Considerando os problemas atuais do governo Dilma Rousseff com o PMDB, é meio difícil não ver o vídeo como balão de ensaio dos petistas que são favoráveis ao “Volta, Lula”. Querem o ex-presidente novamente no poder.  
                                            VOLTA O ANTIPETISMO
Se depender do voto de uma parcela significativa do eleitor curitibano, a presidente Dilma não se reelege. Em levantamento do Paraná Pesquisas, 57% dos curitibanos desaprovam o governo Dilma, enquanto 40% aprovam e 3% não responderam. Foram entrevistadas 841 eleitores entre 6 e 9 de março. A margem de erro estimada é de 3,5% e o grau de confiança é de 95%.
                                              COM EMPRESARIOS  
Mais sobre a presença de Lula hoje no Paraná: contratado um chef famoso de Curitiba para preparar o almoço que será oferecido ao ex-presidente na chácara do empresário Flávio Martinez, em São José dos Pinhais. Não se sabe do cardápio.  Pelo roteiro, Lula vai direto do Aeroporto Afonso Penna para o almoço com cerca dos 15 maiores empresários da capital, selecionados pelo  Instituto Lula.
                                             OS ‘COMPANHEIROS’
Flavio Martinez é diretor de Relações Institucionais do PTB nacional e emprestou a chácara pedida pelo PT para que Lula não tivesse de enfrentar o trânsito complicado por obras da avenida que obrigatoriamente é preciso trafegar para vir do aeroporto a Curitiba.  Depois do almoço o ex-presidente segue para um hotel na mesma cidade, para se reunir com lideranças do PT do Paraná.
                                                ATÉ A NOITE    

Junto com Lula nesse roteiro, a candidata Gleisi Hoffmann, incluindo, claro, a participação ao lado do ex-presidente à noite, de um ato público em São José. Neste último evento é que Osmar Dias estará presente. Fora do expediente, tomou o cuidado.  A previsão é que Lula volte no final da noite desta sexta-feira para São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...