TUDO REVOGADO
Depois de as primeiras denúncias terem surgido em julho de 2011, somente ontem (03) o novo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, o vereador João Luiz Cordeiro (PSDB), anunciou a revogação dos contratos de publicidade da Casa. A medida foi tomada agora quando o próprio atual presidente, também está sendo alvo de denúncias, acusado recentemente de ter se beneficiado de forma irregular de verbas de publicidade. Cordeiro, substituto do vereador João Cláudio Derosso (PSDB), forçado a renunciar da presidência, foi apontado por reportagem de jornal da capital como tendo contratado no gabinete funcionário comissionado que é sócio de um jornal de bairro que recebeu verbas da Câmara. "Não teremos mais agência de publicidade e licitações, esse processo licitatório foi revogado", explicou ele. De acordo com Cordeiro, a Casa deixará de gastar R$ 1 milhão ao ano com a medida. A partir de agora a Câmara de Curitiba se limitará a fazer publicidade oficial para a divulgação de editais e audiências públicas. "Não vai ter mais recurso para pagar jornal de bairro ou outros tipos de mídia. Só o que for oficial", disse o presidente, para consternação geral de dezenas de donos de tablóides de bairros ou de circulação dirigida na capital, especialmente por este ser um ano eleitoral.
RASTEIRA
Francisco Garcez, um dos cinco vereadores, incluindo o presidente, que foram denunciados na semana passada envolvendo as verbas de publicidade da Câmara de Curitiba, o único que dava mostras de que deixaria o cargo que ocupa (não o mandato) por ser o mais apropriado até que se esclareça oficialmente tudo, acabou se portando pior do que os demais.
TODOS ÉTICOS
Depois de anunciar que ia colocar o cargo de presidente do Conselho de Ética (?) da Câmara, ontem ele decidiu que vai permanecer. Garcez é sócio de um jornal de bairro que recebeu verbas de publicidade da Casa. A decisão, em reunião do Conselho ontem, foi por três votos a dois. O próprio Garcez deu o voto que desempatou a discussão, depois de no início se abster.
NO MANDATO
Garcez foi sócio do jornal que teria recebido pelo menos R$ 35 mil em verbas de publicidade da Câmara curitibana. Foi quem comandou a investigação e nada encontrou, contra o ex-presidente da Casa o colega de partido Derosso, que responde a processos na Justiça por licitação e contratos irregulares para serviços de publicidade da Casa. Garcez teria sido sócio do jornal até setembro de 2011, e a verba que foi repassada quando ele já exercia o mandato.
OS MILITANTES
O último levantamento do Tribunal Superior Eleitoral dá conta que mais de 15 milhões de brasileiros são filiados aos 29 partidos políticos existentes no País. De acordo com o TSE, nos últimos seis meses foram 239.604 novas adesões, passando de 14.847.410 filiados em outubro de 2011 para 15.087.014 em abril de 2012.
MAIS E MENOS
A posição por número de filiados segue a proporção de habitantes: quem tem mais militância política é São Paulo, por exemplo, com 2.925.631 adesões. Depois, Minas Gerais, com 1.609.420, Rio Grande do Sul, com 1.296.935, e o Rio de Janeiro, com 1.080.606. Roraima, com 42.030, Acre, com 59.037, e Amapá, com 74.758, são os Estados com os menores números absolutos de filiados. No exterior, 1.241 brasileiros são filiados a partidos no Brasil.
OS PARTIDOS
Entre os partidos, o PMDB continua soberano. Tem o maior número de filiados (2.355.472). Em seguida, vem o PT, com 1.549.180, e, curiosamente, o PP, com 1.416.116 filiados. No Paraná, por exemplo, o PP é pouco, quase nada. Já o caçula PSD informou ao TSE ter 173.855 filiados e o Partido Pátria Livre (PPL), 13.921. Os dois partidos conseguiram registro no TSE em 2011.
PETISTAS VIRTUAIS
Será no Paraná neste sábado, 5, o encontro de militantes virtuais do PT para discutir a formação dos núcleos de petistas em ambientes virtuais, as eleições 2012 e o ativismo digital da militância do PT. E também neste final de semana os debates sobre os rumos do partido em 2012, que já foram promovidos em Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina, chegarão a Francisco Beltrão e Guarapuava.
INTERNET RURAL
Depois de cumprir agenda oficial em Realeza, na região fronteiriça do Sudoeste do Paraná, onde lançará os testes do projeto-piloto de serviços de internet para a zona rural, na comunidade de Linha São Roque, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participará em Francisco Beltrão e em Guarapuava de eventos regionais comemorativos aos 32 anos do PT. Essas atividades também têm por objetivo animar os petistas do interior para as eleições municipais deste ano.
HELP
Naquela audiência pública dos representantes dos policiais e bombeiros na Assembléia, esta semana, ficou definido que junto com o deputado Professor Lemos (PT) eles vão conversar com os três deputados tucanos que podem fazer alguma coisa: o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa, Mauro Moraes e o líder do governo, Ademar Traiano.
QUEM DERA
Nessa conversa vão pedir ao trio para agendar uma nova reunião com a participação do governador Richa; do secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar; e do comandante geral da PMPR, coronel Bondaruck, para que a implantação do subsídio seja da forma aprovada na Emenda 29, em 2010 e também a exigência do curso superior para ingresso na Polícia Militar. A reunião deve ser antes, claro, dos projetos e da PEC do fim do diploma serem votados pelos deputados.
TERMÔMETRO
Não teve maior importância porque quem manda mesmo no PT da capital e no paranaense, os ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Glesi Hoffmann (Casa Civil) não estavam, mas foi realizada a primeira reunião entre o diretório municipal do PT e o pré-candidato à prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), para discutir a aliança nas eleições deste ano. Todos foram sorrisos nessa primeira conversa oficial depois que o encontro do PT de Curitiba no último final de semana decidiu pelo apoio à Fruet.
REGRAS PETISTAS
Começaram a discutir a organização dos trabalhos e a construção do debate político envolvendo as bases sociais do PT, já que o PDT não tem lá grande coisa nessa área. Outro tema foram os compromissos que irão se refletir em democracia na gestão pública, dos pontos do plano de governo petista que serão incluídos na plataforma do candidato do PDT e os pontos das relações PT-PDT no plano para uma futura administração.
E MAIS
Também se falou nessa primeira reunião do diálogo com os demais partidos da base aliada do governo da presidente Dilma e a reiteração de que os principais partidos de oposição ao governo federal, PSDB e DEM, não farão parte dessa aliança.
COM IDOSOS
Já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa o projeto de autoria do deputado Ney Leprevost (PSD) que "dispõe sobre a garantia de informação ao idoso acerca de seu direito de manter acompanhante no período em que estiver internado ou em observação, em hospital, no Estado do Paraná".
POUCA PRATICA
Leprevost é líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania da Assembléia e explica que embora o artigo 16 do Estatuto do Idoso garanta o direito a acompanhante em tempo integral nos casos de internamento, devido a falta de conhecimento da lei pelos pacientes e a rotina dos estabelecimentos de saúde, isto nem sempre ocorre.
ÀS VISTAS
De acordo com o projeto, os hospitais da rede pública e privada do Paraná, deverão afixar cartaz ou placa, em local visível, informando sobre o direito dos idosos de serem acompanhados em caso de internação ou observação. O cartaz ou placa deverá conter obrigatoriamente a seguinte informação: "Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante".
PERO...
A intenção é boa, mas sem garantir o espaço para acompanhante as pessoas pobres já não conseguem com facilidade atendimento e/ou internamento em hospitais, calcule-se com a obrigatoriedade de um leito (ou sofá) extra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário