Mas ainda falta aprovação do registro em três outros Estados para TSE julgar e confirmar ou não a nova legenda
Os políticos paranaenses já comprometidos com o Partido Social Democrático, PSD, comemoraram ontem a aprovação por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral no Paraná (TRE-PR) do registro da legenda no Estado. O parecer do Ministério Público junto ao TRE e o voto do relator, juiz Luciano Carrasco, apontaram que o partido cumpriu todo o rito jurídico e processual necessário, não levando em consideração as tentativas de impugnação. O voto do relator foi seguido pelos demais cinco membros do pleno.
Com a decisão a Justiça paranaense, o PSD já conta com seis registros aprovados nos Estados, faltando apenas mais três para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possa julgar o registro definitivo do novo partido organizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. No Paraná as principais referências do PSD são o presidente do diretório estadual, deputado federal Eduardo Sciarra, o ex-ministro Alceni Guerra e em Curitiba, o o deputado estadual Ney Leprevost, presidente do diretório municipal.
Embora a intenção do PSD seja de apoiar a reeleição do prefeito Luciano Ducci (PSB), dependendo dos resultados de sua administração até março de 2012, Leprevost, deputado mais votado de Curitiba, afirma que não descarta a possibilidade de ser candidato a prefeito na eleição do ano que vem. "O partido nasce com musculatura suficiente para enfrentar as eleições municipais do ano que vem em diversos municípios”, comentou Sciarra sobre a participação do PSD no pleito de 2012.
Em números
Para o deputado Sciarra, o surgimento do PSD é em função de os partidos políticos não terem avançado no ritmo em que a sociedade mudou nos últimos anos. "Por isso, o PSD tem atraído tantas lideranças, porque é preciso criar partidos mais próximos do que quer e pede a sociedade moderna”, afirmou. Até agora, no entanto, os nomes já conhecidos do PSD são de políticos vindos de partidos como o PP e o DEM que fazem parte do universo político há anos.
O partido, segundo Sciarra, deverá estar organizado em 90% dos municípios paranaenses até o final de setembro. Até agora o PSD já está presente em 342 municípios do Estado, sendo 22 diretórios municipais constituídos e 320 comissões provisórias sendo estruturadas. “Apesar dos opositores, que são movidos por mágoas e sentimentos negativos, o PSD se espalha por todo o país”, afirmou. Segundo ele, o partido já está organizado em 25 estados e no Distrito Federal.
Quanto aos demais Estados, Sciarra, disse que aguarda “com serenidade” a decisão, os TRE's devem julgar os pedidos de registro feitos em mais seis Estados, inclusive. “Então, devemos atingir com folga os nove Estados necessários”, previu o dirigente. (Roseli Valério)
Nenhum comentário:
Postar um comentário