21 de out. de 2011

Voto biométrico pode ser suspenso ou 100 mil eleitores não terão títulos

Prazo expira em 20 de janeiro e TRE preocupado faz apelo: apenas 48% do eleitorado se recadastrou até agora


Das duas uma: Curitiba não irá inovar mais uma vez, realizando a votação biométrica nas eleições municipais de 2012 ou cerca de 100 mil eleitores não poderão votar por terem seus títulos cancelados. No primeiro caso, é porque a nova modalidade será suspensa por não ter alcançado o mínimo de 80% de eleitores recadastrados. No segundo, o percentual da Justiça Eleitoral foi atingido e pela previsão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, aquele contingente de eleitores que não se recadastrou, estará impedido de votar para prefeito e vereadores da capital.

Preocupado com ambas as possibilidade, o presidente do TRE, desembargador Irajá Prestes Mattar, convocou uma entrevista coletiva ontem para alertar os curitibanos e anunciar medidas de incentivo ao recadastramento, que é obrigatório. Faltam 85 dias para o fim do prazo, 20 de janeiro do próximo ano e 622 mil ou 48% dos 1,3 milhão de eleitores da capital ainda não procuraram a central do TRE/PR para se recadastrarem.

Sem atingir 80% do eleitorado, todo o processo sera anulado. Mattar não acredita, porém, que isso vá ocorrer e afirma que a meta do TRE é atingir 100% do eleitorado, sem que isso resulte em tumultos nos últimos dias. Para chegar lá, o TRE está intensificando as campanhas de convocação dos eleitores, incluindo novos cartazes em pontos de ônibus, e correspondências nas casas dos que ainda não procuraram a central eleitoral.


Abaixo da média

De acordo com o diretor geral do TRE paranaense, Ivan Gradowski, foram feitos até agora pouco mais de 700 mil recadastramentos, apesar da estrutura eficiente que o tribunal disponibiliza. Gradowski pediu também os políticos que pretendem disputar a eleição de 2012 para que orientem o eleitorado para o recadastramento biométrico.

A capacidade de atendimento da central do TRE é de mais de 12 mil atendimentos por dia, mas a média de procura se mantém entre 3 mil a 4 mil diários durante a semana, e cerca de 6 mil nos finais de semana. Pela estimativa de Gradowski, para atingir os 100% do eleitorado, a media diária até 20 de janeiro, quando termina o prazo, teria que estar por volta de 5 mil eleitores recadastrados. (Roseli Valério)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...