![]() |
Luis Antonio Fayet |
O economista levou suas denúncias ao governo federal (o porto é uma concessão) e à Justiça, entre as quais supostos desvios de cargas, irregularidades em contratos, ineficiência operacional, diminuição do volume exportado por Paranaguá e aumento do preço para exportadores e importadores. Para o presidente da CPI, deputado Douglas Fabrício, o depoimento de Fayet é oportuno porque ele conhece bem a realidade do porto de Paranaguá e do setor portuário como um todo no País. "Ele acompanhou de perto as últimas administrações da APPA e poderá contribuir muito para o trabalho da nossa Comissão", acredita Fabrício.
Dallas e convocações
Criada e instalada no semestre passado, a CPI dos Portos vai no rastro da Operação Dallas, da Polícia e da Receita Federal, que em janeiro desse ano fez várias prisões com base em dois anos de investigações sobre desvio de cargas no porto de Paranaguá, entre outras coisas. O próprio Lúcio Daniel chegou a ser preso, além de um alto funcionário do Tribunal de Contas do Estado. Eduardo Requião não se encontrava no Paraná quando seu apartamento foi revistado e vários arquivos foram levados por agentes da PF. A novidade revelada pela CPI foi a existência de centenas de milhões que a APPA deve para ex-funcionários por causa de ações na Justiça do Trabalho. Mas esta linha ainda não começou a ser trabalhada pelos deputados.
Em reunião da CPI ontem, os integrantes analisaram e aprovaram as futuras convocações. Além dos ex-superintendentes Eduardo Requião e Daniel Lúcio, decidiram convidar para oitiva o atual procurador Jurídico da APPA, Maurício Ferrante, o ex-procurador Maurício Vítor de Souza, além de representantes das empresas Rocha Top, Harbor e do Terminal de Contêineres (TCP). Também foram aprovados pedidos de cópias de contratos que envolvem a construção do Terminal de Fertilizantes e de locação de espaços no porto de Paranaguá. Fabrício não antecipou os motivos pelos quais a Comissão quer ouvir as duas empresas, já que os demais fazem parte da estrutura pública do porto.(Roseli Valério)
Nenhum comentário:
Postar um comentário