3 de ago. de 2011

Stephanes alerta sobre risco de retrocesso na política de veículos flex

Um terço da frota nacional de veículos já utiliza gasolina e a tendência é a migração gradual para o combustível, em detrimento do etanol. O alerta foi feito pelo ex-ministro da Agricultura, deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB), após receber um diagnóstico do setor, na terça-feira (2), em Brasília.

Para o deputado, sem uma política pública que incentive o aumento da produção de etanol a frota de veículos com tecnologia flex retrocederá. "Sem produção que atenda ao crescimento da demanda, o uso de um combustível sustentável ficará comprometido", afirmou.

Stephanes informou que um dos motivos da perda de competitividade do etanol foi a forte redução da expansão do setor após a crise econômica de 2008. “Entre 2000 e 2008, havia um crescimento médio de 10,5% ao ano. Hoje, está em 3%”, explicou.

Os produtores informaram a Stephanes que querem maior interlocução com o governo federal e lembraram que o etanol brasileiro é o único reconhecido como combustível avançado, podendo virar opção valorizada em mercados já estruturados no exterior que premiam, de fato, a redução nas emissões de gases de efeito estufa. (Adélia Azeredo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...