Entornou...
Ontem, apesar do frio e da chuva na capital, houve protestos no retorno dos vereadores ao trabalho. A primeira sessão do semestre na Câmara Municipal de Curitiba foi suspensa por causa de uma confusão durante manifestação de lideranças do movimento que reúne o Sindicato dos Servidores do Município, UNE, Federação de Moradores de Curitiba e CUT. O movimento pede explicações sobre as denúncias.
Sumiram
A segurança da Câmara não deixou os manifestantes entrarem e virou uma confusão. Teve de ser chamada a Guarda Municipal para “restabelecer a ordem” e parte dos vereadores teve que sair escoltada. O prefeito Luciano Ducci, que deveria discursar na primeira sessão, avisado antes, não compareceu à sessão. Derosso também não, claro.
A conferir
Está para sair a pesquisa Datafolha de avaliação dos primeiros seis meses dos governos estaduais. Diz que na equipe de Beto Richa a expectativa é de boa performance.
Votações
Os deputados estaduais voltaram para o segundo semestre com pelo menos três matérias importantes a serem discutidas. A Lei Orçamentária Anual, o Plano Plurianual (PPA) e a proposta de reajuste, pago em quatro parcelas anuais, para os professores da rede estadual. Além destas, já nesta semana começa a votação de outra proposta, cercada de polêmica, a ampliação da atuação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná.
Suspeita
A proposta do governo regulamenta e amplia as atribuições da agência para serviços públicos delegados, como energia, saneamento e tecnologia e informática. E aí é que está o nó da questão: a oposição critica a inclusão de setores como energia elétrica, saneamento e portos, apontando risco de abertura de brechas para uma futura privatização. Contestar a oposição pode, mas o governo Richa tem absoluta maioria na Assembleia e vai aprovar tudo o que quiser.
Nova agência
Outra mensagem do governo que deve entrar em pauta é a que cria a Agência da Defesa Agropecuária do Paraná, que tem como objetivo desburocratizar a inspeção sanitária e contribuir para dar agilidade ao processo de colocação no mercado dos produtos da agricultura familiar. Esta não deve criar muito caso. Deputados do PT inclusive, devem aprovar.
Na Assembleia
O senador paranaense Sergio Souza (PMDB) esteve ontem na Assembleia Legislativa para tratar com o deputado Rossoni da cessão do plenário para a realização de debate sobre o Código Florestal no dia 19 de agosto. O tucano colocou a estrutura do Legislativo a disposição dos senadores que compõe a Comissão de Agricultura e também a TV Sinal que irá transmitir a reunião em conjunto com a TV Senado.
Alagados
A chuva que vem caindo em Curitiba desde a madrugada de sábado causou alagamentos na Assembleia Legislativa. Na diretoria de apoio técnico, no quarto andar, não foi possível circular. Um cano entupido acabou jogando grande volume de água para o interior do prédio.
Alagados 2
Entre os setores alagados estão a coordenadoria de atas, a comissão de orçamento e a tesouraria. Documentos e também equipamentos como computadores e impressoras ficaram molhados. É, tem mesmo que reformar os prédios. (Roseli Valério)
Nenhum comentário:
Postar um comentário