3 de jun. de 2011

APOSENTADORIAS: Requião volta a cobrar de Beto pagamento de pensão a viúvas

Senador precisa da aposentadoria para pagar multas de condenações, mas pede isonomia a Richa no caso das viúvas 

Roberto Requião (foto - Fábio Campana)

Mais uma vez o senador Roberto Requião (PMDB) voltou a sustentar a necessidade que tem de receber a aposentadoria que recebia do governo do Estado como ex-governador. Ontem ele divulgou na internet depoimento em que procura explicar suas razões, em função de a questão ter voltado ao noticiário por causa da decisão da Procuradoria Geral do Estado, que rejeitou as defesas apresentadas pelos quatro ex-governadores que recebiam aposentadoria. Entre eles está o peemedebista, que era parte no processo administrativo aberto em março, por determinação do governador Beto Richa (PSDB). Requião insiste também que o pagamento de pensão a viúvas de ex-governadores deve ter o mesmo tratamento.

O senador reafirmou que é contra o pagamento de aposentadorias para agentes públicos, inclusive parlamentares, mas que precisa do benefício que recebia do governo paranaense para fazer frente às condenações por ações judiciais que são movidas em várias instâncias contra ele. As ações foram provocadas, segundo ele, por causa de denúncias "contra ladrões dos cofres públicos", que fez ao longo dos oito últimos anos em que governou o Estado.

No vídeo Requião explica de forma didática porque tem necessidade dos cerca de R$ 24,5 mil que recebeu até o mês passado. No Twitter, porém, ao comentar a decisão de Richa, de cortar o pagamento da aposentadoria, Requião adota sua conhecida ironia e cobra do atual governador o mesmo tratamento para a questão do pagamento de pensão, também de R$ 24,5 mil mensais, para viúvas de ex-governadores. "Beto Richa preserva pensão de sua mamãe. Afinal foi criado com esta graninha!" e "Betinho, se só vale dispositivo constitucional de 88, a pensão da mami é reduzida à cinco salários mínimos. Atenção MP, para maracutaia", postou o senador. A mãe do governador atual recebe a pensão por ser viúva de José Richa, que governou o Paraná nos anos 80.

Além de Requião, também tiveram suas aposentadorias cortadas os ex-governadores Mario Pereira, Jaime Lerner e Orlando Pessuti. Todos devem contestar judicialmente a decisão da PGE do Paraná. Ou podem aguardar o julgamento de Adin que se encontra no Supremo Tribunal Federal. A Adin foi ajuizada pelo Conselho Federal da OAB, que considera o pagamento de aposentadoria a ex-governadores, prática também em outros Estados, inconstitucional. Uma outra Adin, protocolada posteriormente pela mesma entidade, questiona a constitucionalidade do benefício pago às viúvas de ex-governadores. (Roseli Valério)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...