
Orlando Pessuti, por mais de dois meses, confundiu os seus próprios companheiros e causou sensível desgaste ao governo Beto Richa, enrolando o quanto pode uma situação que se configurava como ouro leilão.
Atendendo ação oportunista de alguns peemedebistas que já haviam embarcado no governo por conta de seus interesses de fazer caixa pessoal neste período de entressafra, Pessutão deixou no ar que estava para aceitar integrar-se também ao governo Beto Richa.
Contrariando sua própria esposa Regina, que já deixara sentir que jamais concordaria com tal procedimento, até porque andava contrariada com o desgaste de imagem sofrida junto a Assembléia Legislativa onde ficou entre aposentada e sem serviço, situação que a transformou em visceral inimiga de Valdir Rossoni e do governo Beto Richa por extensão, Pessutão foi deixando o tempo passar fazendo o seu jogo pessoal.
Dando mínimas esperanças de que ao final seria cooptado, criou a figura da “porteira fechada”, condição admitida para aceitar o comando da Sanepar.
Criou-se, então, uma situação deveras vexatória para o próprio governo que ficou no vai-não-vai, tirando o presidente Guignone da Sanepar e deixando-o no limbo, sinalizando para Pessutão ser atraído ao ninho dos tucanos.
Ledo engano.
Enquanto Guignone foi transformado, assim como outros, em verdadeiro zumbi vagando no terreno da incerteza, sem assumir a presidência da Copel para a qual chegou a ser anunciado, Pessutão ia fazendo um leilão de cargo junto ao governo federal, onde Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, mais André Vargas os articuladores do desgaste, davam tempo ao tempo para ver até onde ia Pessutão que já estava acomodado em cargo no BNDES.
Tudo isto valeu para Pessutão mais um agradinho federal, vindo na forma de uma vaga para conselheiro da Binacional Itaipu, onde foi substituir o ex chanceleres Amorim, encarregando-se de ser mais um vigia virtual de uma das turbinas da citada usina, ganhando polpuda remuneração para assinar atas de mínimas reuniões dos citados conselheiros.
Resumo da opera: Pessutão conseguiu o que queria e o governo Beto Richa ficou com o ônus de uma ridícula situação, isto é, desgastou-se aguardando um aliado que não veio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário