Quem passa a informação é o presidente do PT paranaense, o deputado Verri: disse que o ex-senador Osmar Dias (PDT) colocou seu nome à disposição do PT para compor a chapa da ministra petista da Casa Civil, Gleisi Hoffmann – pré-candidata ao governo – como candidato ao Senado. De acordo com ele, Osmar manifestou ao partido a intenção de candidatar-se novamente ao Senado em 2014, em aliança com o PT, como ocorreu em 2010 e em Curitiba em 2012.
SONDAGEM?
Surpreende tal notícia, mesmo que de segunda mão, por conta da promessa dos irmãos Dias, o tucano Álvaro e Osmar, de que nunca disputariam diretamente um contra o outro qualquer cargo. Verri preferiu não comentar sobre isso, já que é publico o projeto de Álvaro Dias de disputar a reeleição. “O que sei é que ele [Osmar] me disse que é candidato e eu acredito nele”, desviou Verri.
PEGA A SENHA
Em ano de disputa de vaga única para o Senado, os candidatos são fortes. Verri disse ainda que o ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) foi outro a mostrar interesse em candidatar-se a senador, também em aliança com o PT. Nesse caso, Pessuti propõe a formação de uma chapa tendo Gleisi para o governo, Osmar como candidato a vice-governador e ele para senador.
AQUI ENROSCA
“É uma chapa muito boa e madura. Caso venha o PMDB, melhor ainda”, comentou Verri. Só falta combinar com o senador Roberto Requião (PMDB), que pretende disputar o governo do Paraná em 2014. Isso até o próprio presidente petista admite: acredita que os peemedebistas vão lançar candidato próprio à sucessão de Beto Richa.
A TRÊS
A avaliação de Verri é com base no comando nacional, já que o vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB teria garantido que o partido não deve compor uma aliança formal em apoio à reeleição de Richa. Vai daí que serão duas opções, apoiar Gleisi Hoffmann, ou lançar candidato próprio. Requião ou Pessuti. Para o petista, uma candidatura do PMDB tornaria a eleição mais emocionante. Se for com Requião, levaria a eleição a um segundo turno.
O PRÓPRIO
A propósito de ter intenção de disputar o Senado, como Verri e outros petistas têm dito, Orlando Pessuti esclarece: “Só para reafirmar: não estou buscando candidatura a senador nem junto da Gleisi nem junto do Beto. O que busco, é a construção de uma candidatura a governador pelo PMDB”.
BLA, BLA, BLA
Diz ele que inclusive falou ao governador Richa quando em conversa pessoal nessa semana agradeceu e recusou o convite para presidir a Sanepar. “Tudo o mais que se diz, é fruto do diálogo natural num país pluripartidário e democrático, onde todos conversam com todos, sobre tudo e livremente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário