Câmara Municipal vai investigar “dossiê” sobre supostas irregularidades na campanha de Renata Bueno
A vereadora Renata Bueno (PPS), que gosta tanto de estar na mídia, não fosse o início do recesso na Câmara Municipal de Curitiba por volta de 20 de dezembro, iria conseguir espaço por um bom tempo. É que um grupo de vereadores recebeu uma espécie de dossiê contra ela, enviado pelos Correios, tendo como remetente a Assembleia Legislativa, o que evidentemente é uma ironia de quem enviou. A papelada chegou em meio a votação nas alterações da Lei Orgânica do Município, no início dessa semana. O corregedor da Câmara, Roberto Hinça (PSD), que viu os documentos, disse que seriam supostos documentos de irregularidades nos gastos de Renata Bueno na campanha eleitoral de 2008. Ele irá analisar o “dossiê” para ver que providências vai tomar. Nos papéis há também referência ao presidente estadual do PPS, o deputado federal e pai da vereadora, Rubens Bueno. São cerca de 800 páginas com cópias de recibos, nomes de pessoas, CPFs, CNPJs, assinaturas e documentos que teoricamente apontam suposta prática de caixa 2 na campanha de Renata.
A vereadora nega que teria ocorrido isso e afirma que se trata de uma fraude montada contra ela.
Somando os valores do “dossiê”, o total de gastos é bem maior do que Renata declarou na prestação de contas ao Tribunal Regional Eleitoral. Mas tudo terá de ser investigado para apurar se os documentos são verdadeiros ou forjados, como diz a vereadora. Depois de analisar Hinça irá decidir se encaminha o caso para o TRE ou ao Conselho de Ética da Câmara. Jornalistas também receberam o “dossiê”.
Se eventualmente comprovada a procedência da denúncia, junto ao TRE a vereadora não terá punição porque quanto às denúncias sobre a campanha de 2008 o prazo já expirou para processos na Justiça Eleitoral. Mas politicamente, é fácil imaginar os estragos nas pretensões de Renata nas eleições de 2012. (Roseli Valério)
Para entendemos melhor o que está acontecendo:
ResponderExcluir1) Em que consiste tal dossiê fartamente documentado sobre CAIXA 2 da Vereadora Renata Bueno?
R – Segundo Joyce Hasselman: “Bem, trata-se de um calhamaço de papel, talvez umas 800 páginas com cópias de recibos, nomes de pessoas, CPFs, CNPJs, assinaturas e documentos que indicam, em tese, o uso da caixa 2 na campanha da moça.”
2) Sem ler o dossiê, Renata Bueno afirma categoricamente ser uma fraude. Não deveria ler todo o conteúdo e ser mais específica?
R – Se a Vereadora Renata Bueno reconhecesse que leu tal dossiê, precisaria explicar cada comprovante de gasto com caixa 2…
3) Se é uma fraude, porque Renata Bueno não denuncia à Polícia ou ao Ministério Público?
R – Respondendo à imprensa, a Vereadora disse que não irá denunciar estas acusações ditas por ela “fraudulentas”… Estranho não?
4) Afirma que a Câmara de Vereadores está cheia de GENTALHA, que tem sido vítima da Máfia do Derosso, generalizando sem citar nomes… Ela tem apoio político nestes devaneios?
R – Considerada como de oposição, Renata Bueno sequer tem apoio dos Vereadores oposicionistas… Exemplo disto é o Vereador Pedro Paulo que exige explicações da mesma sobre as declarações ofensivas a todos seus colegas e funcionários da Câmara Municipal.
Me parece que o desespero em permanecer na mídia a qualquer custo, tentando crescer diminuindo os outros, está saindo pela culatra…
Abraço aos amigos do IMPACTO !