A proposta de criação da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) – projeto de lei nº 821/11 – de autoria do Poder Executivo, teve sua votação em Plenário adiada na última segunda-feira (28). A matéria, que estava em segunda discussão, recebeu emendas e retornou para novas análises na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
De acordo com o Governo do Estado, o objetivo da Agência Paraná de Desenvolvimento – pessoa jurídica sem fins lucrativos - será fomentar o desenvolvimento econômico e social, por meio do apoio às empresas já instaladas no estado, para que se tornem mais competitivas. O órgão atuará na atração de novos investimentos que impliquem na criação de postos de trabalho e aumento da renda dos paranaenses.
A Agência de Desenvolvimento – conforme o Executivo – vai identificar e mapear as potencialidades e necessidades do Estado e apresentar as oportunidades para que empresas nacionais e estrangeiras possam investir no Paraná. O texto do projeto de lei informa ainda que a instituição “atuará na consolidação, modernização e expansão das atividades econômicas do Paraná, de modo a induzir e atrair investimentos para ampliar o desenvolvimento sustentável no Estado”.
Pela proposta que está sendo apreciada no Legislativo, a APD será uma extensão operacional do Governo, para promover a articulação entre empresários e investidores, por meio da busca de investimentos para desenvolver as cadeias produtivas de cada região, atraindo projetos econômicos compatíveis.
De acordo com o líder do Governo, Ademar Traiano (PSDB), com a Agência, o governo vai agir em duas frentes. Por um lado vai apoiar às empresas já instaladas no Estado, para que se tornem mais fortes e competitivas. Por outro, continuará a brigar e até ampliar a batalha, no Brasil e no exterior, para atrair empresas para o Paraná.
Traiano cita como exemplo o esforço que o governo fez para trazer para o Estado a ampliação de US$ 1,5 bilhão da Renault. Na ocasião, o governador foi até a Europa brigar pela vinda do investimento para cá. (Alep)
Nenhum comentário:
Postar um comentário