Primeira edição de Impacto PR, maio de 1993 |
Lembro como se fosse ontem.
Na Rua José de Alencar plantamos a semente de um novo semanário que começou a chegar às ruas em maio de 1993, enfrentando as dificuldades naturais que um semanário tentaria vencer em obstáculos que pareciam intransponíveis.
Desde a fórmula, tablóide, até o conteúdo, político, tudo contribuía para que o início fosse uma parada difícil a ser enfrentada.
Ainda mais que o patrocínio para essas causas sempre motivava uns e outros a torcerem o nariz, enquanto boa parte dos acomodados entendia que anúncios deveriam ser evitados em um veículo de comunicação que batia firme contando tudo e mais um pouco daquilo que outros contavam apenas com poucos detalhes, às vezes nem isso.
Impacto PR nasceu vencendo desafios.
Dos recortes em páginas em branco e preto, com muitos documentos que acompanhavam reportagens, mas nem sempre evitaram dezenas de processos que enfrentamos nestes 18 anos de existência, chegamos aos dias de hoje ainda sentindo as dificuldades naturais para um veículo de comunicação que continua teimoso para provar que os jornais estão morrendo e que todos precisam se curvar à realidade da internet.
Procuramos nestes 18 anos de existência acompanhar a nova realidade, deixamos a grosseria do past-up para cairmos na modernidade digital, e do improviso com a colaboração do Lui, um companheiro que sempre nos acompanhou nesta primeira fase, desenhávamos a cada semana um novo Impacto PR que ia chegando aos quatro cantos do estado, levados por amigos ou improvisadamente sendo colocados em praças das quais nem tínhamos conhecimento que estavam lendo o nosso semanário.
Com a capacidade do João, a colaboração do Wilson, companheiros que já nos deixaram, e a participação anônima de mais um monte de gente, os anos foram passando até chegarmos a este ano de 2011 em que continuamos a desafiar aqueles que desde o princípio teimavam em dizer que não teríamos um mês de vida com este jornal.
Sempre soubemos aonde queríamos chegar e chegamos, desfrutando hoje de uma condição privilegiada de credibilidade que enfrentou inúmeras e até constrangedoras situações, mas nunca se abatendo nem procurando ir além do que seria possível a um semanário que de 24 passou a 36 páginas e hoje com suas 40 páginas sobrevive, mesmo com teimosia muitas vezes, enfrentando as dificuldades que todos aqueles que atuam em nosso meio bem o sabem.
Ao completarmos 18 anos de existência nesta semana, lembrando as setecentas e tantas edições que colocamos nas ruas, levadas por mãos amigas e de coladores que ajudam a vencer o tempo, temos mais a agradecer e comemorar do que sentir algum fracasso que pudesse nos desanimar.
Nem os muitos processos e situações adversas, as dificuldades pela busca de patrocínios que não vieram porque contrariamos naturalmente os interesses de uns e outros que recomendavam as agências evitarem esta mídia porque um anúncio poderia gerar retaliações de governos e poderosos, conseguiram nos abater.
Ainda hoje, quando chegamos a estes 18 anos de existência do Impacto PR, temos motivos mais do que suficientes para comemorar, também, os muitos processos que enfrentamos, todos eles superados por documentação que sempre provou a verdade de nossas reportagens e, se algum caso tivemos que suportar decisões em contrário, nem por isso deixamos de nos sentir vencidos mas jamais convencidos, mantendo opiniões e colocando pontos de vista que identificam plenamente a nossa maneira de pensar e agir.
Da Boca Maldita, onde fizemos um dos principais pontos de distribuição a um público que se tornou mais amigo do que nunca, até os mais distantes rincões de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul onde plantamos também a filosofia de trabalho do Impacto PR, um tempo de história que vai passando de pai para filho e se orgulha de dizer que lutamos o bom combate e chegamos a estes 18 anos de existência.
Perdoem por nos sentirmos orgulhosos desta etapa alcançada e que alguns consideram como instante de maturidade.
Este novo ano que o Impacto PR passa a enfrentar aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e de toda a equipe, cujo ideal deve ser o mesmo de todos que se abrigam sobre esta empresa, contribuinte do estado e do país que continua mantendo seus sonhos de expansão a cada nova edição que colocamos nas ruas.
Que Deus, na sua infinita bondade, nos permita com a saúde e a participação de jornalistas e colaboradores que formam nossa equipe, continuar mantendo esta trincheira de luta que certamente não continuará sendo tão fácil como parece a muitos, mas nem tão difícil quanto o ânimo de todos nós que labutamos sob a bandeira do Impacto PR.
Amigos, obrigado por estes 18 anos.
Luiz Fernando Fedeger, diretor
Nenhum comentário:
Postar um comentário