12 de mai. de 2011

Arapuca financeira da VC Consultoria fechada pela polícia!



Demorou, mas finalmente fecharam a arapuca financeira em que havia se transformado a VC Consultoria, empresa com ramificações pelo Paraná e Santa Catarina.
A ação do Ministério Público e Polícia Civil, com decisiva participação da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e Promotoria de Inquéritos Policiais, culminou em objetiva operação na última terça-feira (10).
A empresa que fazia empréstimos consignados em folha de pagamento de aposentados e pensionistas vinha até então empurrando a responsabilidade de suas ações para o BMG, banco que tinha seu símbolo e sigla identificados nos escritórios da VC Consultoria, empresa esta que gastava uma nota preta em alguns órgãos de imprensa, entre os quais a poderosa Rede Globo, que em horário nobre despejava uma propaganda tamanha que ajudava na ilusão dos incautos.
Tudo começou com o Inquérito Civil nº202-4/2010, apurando a prática de atos lesivos em operações comerciais abusivas envolvendo empréstimos consignados em folha de pagamentos de aposentados e pensionistas.
Em uma de suas últimas edições Impacto PR escrachou o crime praticado, dando nome aos bois e alertando, inclusive, que o programa 190, do Roberto Aciolli, havia sido censurado para não falar mais da arapuca financeira.
Neviton Pretty Caetano, pinta manjada que já foi alcançado pela Justiça em caso de extorsão em um passado recente, estava à frente dos negócios da VC Consultoria, contando com a participação de Letícia Justimiano dos Santos, que fazia o papel de laranja neste esquema, sendo detidas nesta objetiva operação mais cinco pessoas, enquanto eram fechados escritórios da VC Consultoria em Curitiba e Balneário Camboriú.
Um prejuízo da ordem de R$ 10 milhões, mais ou menos, foi levantado nesta operação policial, com o número de vítimas podendo passar de 15 mil pessoas, envolvendo esse número contratos em branco, mas devidamente assinados pelos incautos.
Sete veículos de luxo foram apreendidos durante a operação que cumpriu nada menos que 41 mandados de prisão e de busca e apreensão.
Junto com Neviton Pretty Caetano, o cabeça da gangue que atuava nesta arapuca, foram detidos sua esposa Shirlei dos Santos Ramos e seu motorista Arnaldo Weber Júnior, sendo também presos Alexandre Rafael Nascimento Santana, gerente da empresa em Curitiba, Neide Fernandes, também identificada como gerente dos negócios, e que era considerada, inclusive, o braço direito de Neviton Caetano.
Foram fechadas 17 lojas da VC Consultoria, 3 em Santa Catarina, uma no Rio de Janeiro e 13 no Paraná, sendo 5 em Curitiba e as filiais de Maringá, Cascavel, Londrina, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Paranaguá.
O BMG, que ganhou maior publicidade quando dos episódios do Mensalão, será agora responsabilizados, também, pela participação nesta arapuca financeira com a VC Consultoria que recebia do banco mineiro o aval para suas operações.
A responsabilidade civil do BMG está explícita e as autoridades começam agora a juntar todas as peças de uma ação que se completou com a prisão dos malandros e seus companheiros e companheiras que lograram tanta gente que corria em busca da VC Consultoria na esperança de salvar, através do crédito consignado, compromissos que se transformavam em conta paga em dobro pelas vítimas do esquema.
Uma verdadeira corrida passa agora a ser observada junto aos organismos de defesa do consumidor, enquanto aqueles que se transformaram recentemente em guardiões da moral e dos bons costumes deixam de continuar mamando nas gordas tetas publicitárias que a VC Consultoria lhes proporcionava através de régios pagamentos. (Foto - SESP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...