7 de abr. de 2017

TV IMPACTO ENTREVISTA : CIDA BORGHETI AFIRMA “VOU ESTABELECER METAS REGIONAIS”

Confirmando o firme propósito que disse no dia 1º de Janeiro de 2015, ao ser empossada Vice-Governadora do Paraná, deixando claro que “Vamos trabalhar para que os paranaenses conquistem a vida que merecem”, Cida Borghetti concedeu entrevista exclusiva para a TV Impacto, deixando clara sua condição de pré-candidata à sucessão de Beto Richa, em 2018.
Com a simpatia que lhe é peculiar, sempre estampando um sorriso no rosto que transmite alegria e deixa todos a sua volta muito à vontade, a Vice-Governadora recebeu o Impacto em seu gabinete de trabalho no Palácio Iguaçu, respondendo todas as perguntas formuladas com a segurança de quem tem pulso firme em palavra de confiança.
Abordou desde a crise brasileira da atualidade aos principais detalhes de sua carreira política, iniciada desde a juventude quando ajudou a formar o PDS, a pedido do então governador Ney Braga, aproveitando as lições de Veiga Lopes e ao lado de jovens atuantes como Renato Follador, Juarez Moraes, Marcos Isfer e seu irmão, hoje o Dr. José Roberto Borghetti, jovens idealistas que iniciavam carreira política.
Sem esconder a idade e dizendo ter nascido em 18 de Fevereiro de 1965, Cida Borghetti, filha de Dona Ires Ana Borghetti, hoje com 90 anos, mãe de 13 filhos, e Severino Ivo Borghetti, emigrantes que vieram para o Brasil enfrentando crises e criando o restaurante Cantina Casa Grande, nas Mercês, base econômica de uma família que sempre se dedicou ao trabalho e as causas católicas, via a igreja dos Capuchinhos, nas Mercês.
Do pai, principalmente, ela herdou uma lição de vida que faz questão de lembrar, e que foi a sua base quando disse: “ Se você não está contente com alguma coisa, vá e faça melhor”.
Esta mensagem gravada em sua mente e no coração, ditaram sua vida, segundo ela faz questão de lembrar nesta entrevista pela TV Impacto, que vale a pena conferir.

PARANÁ:
Dizendo que “O Paraná é um Estado diferenciado”, Cida Borghetti disse de sua satisfação de estar vice-governadora, representando as mulheres e somando com os homens a tarefa de levar melhoria às políticas públicas.
Deputada estadual por 8 anos, 4 anos como deputada federal, atualmente com dois anos e pouco como vice-governadora, e tendo, ainda, a experiência de quem disputou a Prefeitura de Maringá, em 2000, não se elegendo, mas ganhando muita bagagem política, ela diz com todo entusiasmo: “Gosto muito do que faço”.
QUEM 
Cida Borghetti não esconde as palavras e diz com todas as letras” sou uma mulher determinada que luta na defesa das mulheres, da adolescência e das famílias”
E arremata com toda segurança: “ Agradeço a Deus todos os dias a oportunidade que ele me deu de trabalhar e buscar mecanismos para aliviar a dor, o sofrimento e as dificuldades de todos àqueles que mais precisam”.
MARIDO 
Conheceu o marido, Ricardo Barros quando estava no PFL, onde o mesmo entrou e concorreu a prefeito de Maringá, em 1988, casando-se com mesmo e iniciando uma experiência na área de assistência social através do Provopar, animando-se a ser a primeira mulher a concorrer à prefeita naquela cidade paranaense.
Aliás, indagada quem entende mais de política, ela ou Ricardo Barros, diz de pronto: “os dois”.
Reafirma que ela e Ricardo têm idéias iguais e diferentes conversam muito e isso lhe deu maturidade política.
Deixou bem claro: “ Não posso concordar com tudo que ele pensa, assim como ela não precisa concordar com tudo que eu penso.
“Fazemos do diálogo um ponto de equilíbrio”, lembrando recente episódio quando nem ela e nem a filha, Maria Vitória, concordaram com determinado ponto de vista do marido e pai.
FILHA
Quando de Maria Vitória, a filha que é deputada estadual, Cida Borghetti mostra-se aquela mãe que tem o maior orgulho da sua descendência.
“ Ela é um orgulho. Elogio a sua juventude, a educação, o dinamismo, e, principalmente a sua vontade de ver as coisas acontecerem conforme seu propósito”.
Dizendo que a filha Maria Vitória é uma pessoa diferenciada neste cenário político, diz que a mesma se alimentou de política desde os tempos em que Cida era esposa do prefeito de Maringá, construindo uma vida que a apresenta falando 4 idiomas, com uma bagagem cultural do mundo que é das mais destacadas, com missões humanitárias na África e na China, dizendo que “Maria Vitória tem uma visão diferente do mundo e mês faz admirar a sua constante vontade de fazer”.
INDICAÇÃO
Claro que não podia faltar uma pergunta a respeito das especulações surgidas na imprensa de que o governador Beto Richa poderia vir a indicar-lhe candidata a conselheira do Tribunal de Contas do Paraná, primeira mulher a este posto, o que substituiria seu desejo de ser candidata a governadora em 2018.
“Acho desnecessário esse comentário”, respondeu ela quando indagada a respeito, dizendo que não existe de momento nenhum dos atuais conselheiros do TC próximo de atingir a compulsória.
Por conta disso, “ Não há qualquer possibilidade que isso possa ocorrer”, deixou bem claro.
Aliás, e este é comentário à parte feito pelo Impacto, tais especulações fazem parte natural do folclore político, quem sabe até de um, digamos, “fogo amigo”.
LEI
Como fato principal de sua carreira, Cida Borghetti destacou nesta entrevista ter sido recordista de leis estaduais quando deputada paranaense, com destaque para a lei que instituiu o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama, e que se tornou referencia para o Brasil inteiro.
 Entregando para a TV Impacto, camisetas desta última comemoração, que se repete todos os anos no dia 27 de novembro, destacou com orgulho a importância da iniciativa.
Lembrou, também, da criação das regiões metropolitanas no Paraná, destacando a primeira, Londrina e Maringá que foi regulamentada por sua iniciativa.
Como deputada federal, de 2011 a 2015, Cida Borghetti disse não ter dúvida que sua maior contribuição foi a aprovação do projeto do marco legal da primeira infância, e que serviu de base para o programa Criança Feliz que é base da ação social comandada pela primeira dama do país, Marcela Temer, esposa do Presidente Michel Temer.
“Essas duas ações, em relação a câncer de mama e do marco da primeira infância, são um legado do nosso trabalho legislativo para o Brasil”.
VICE
O convite para ser candidata a vice-governadora ao lado de Beto Richa, veio justamente quando fazia parte da Comissão de Seguridade Social e se tornou presidente da mesma, atendendo disposição nesse sentido por parte do deputado Osmar Terra, que hoje é Ministro do Desenvolvimento.
Disse que nessa época aceitou esta missão porque não iria concorrer a nenhum cargo nas próximas eleições e estaria apenas se preparando para o futuro.
Três meses depois de eleita presidente desta comissão, Beto Richa convidou-a para ser candidata a vice em sua chapa para o segundo mandato.
“Em 9 meses conseguimos nesta comissão aprovar o projeto de lei do marco legal da primeira infância, em um processo que me deu uma bagagem muito importante”.
SONHO
O sonho de ser candidata a governadora do Paraná surgiu há cerca de três anos quando, voltando ao PP-Partido Progressista, a militância e suas principais lideranças me fizeram convite para disputar o cargo em 2018.
“Desde então, estamos caminhando. Estou estudando o Estado”
Dizendo que conversa muito com as pessoas, por todo o interior, se interessando por todos os seus temas, e agora mesmo na vice vem fazendo este trabalho de sondagem, ouvindo opiniões, se entusiasmando por projetos como da revitalização do Rio Iguaçu e a agilização do projeto do Trem Vermelho, integrando com 13 municípios no caminho Londrina e Maringá, em 120 kms, iniciativas que fazem parte desde já do seu projeto de governo.
APOIO
Entusiasmada com o apoio que vem recebendo nesta caminhada que é uma pré-campanha, ela disse da sua alegria com a reação do eleitorado, seja de homens quanto das mulheres.
“Recebo adesões de todos os níveis e este contato direto com o povo é a melhor maneira que encontro para medir a reação e a aceitação das pessoas, por todo o Estado, a este meu propósito”.
CRISE
Indagada pela TV Impacto, Cida Borghetti disse que “O Brasil está em um momento de crise e, momento de crise, é o momento para de oportunidades”.
E continuou: “Esse é o momento da união. Não de sai da crise sozinho. É um conjunto, É a maturidade dos grupos políticos, da imprensa, de todos.”
DIFERENCIADIO
Repetindo aquilo que disse a princípio, Borghetti destacou que o Paraná é diferenciado porque o governador Beto Richa enfrentou muitas dificuldades e soube com sua equipe, superar este tempo, mesmo com decisões impopulares, mas que hoje estão sendo confirmadas como as mais acertadas que foram tomadas por nosso Estado.
“O Paraná de hoje está em crescimento, inaugurando obras, inovando, mantendo compromissos em dia enquanto outros Estados se obrigam até a parcelar salários.”
Dizendo que recebe representantes de outros países que vem em busca de informações sobre o Paraná, visando investimentos futuros, acertando acordos bi-laterais, parcerias, e abrindo espaço para ampliar o mercado de trabalho, a Vice-governadora disse de sua satisfação em fazer parte deste trabalho.
PONTOS
Indagada pela TV Impacto sobre os pontos principais de sua campanha como pré-candidata ao governo do Paraná, disse que nunca vai sair de foco, não vai sair de sua pauta, a saúde preventiva, a atenção às mulheres, a defesa da família, dos adolescentes, deixando claro que jamais vai deixar esse rumo de trabalho.
‘É a minha paixão; é uma coisa que carrego comigo; o amor pelas pessoas e pela família, pelo bem-estar das pessoas”.
“Vou lutar pelas obras de infraestrutura, de logística, olhando muito pelas estradas, aeroportos, portos, sem esquecer a agroindústria que é nossa base de desenvolvimento”, continuou.
Lembrou, ainda, seu entusiasmo pelo turismo, sua atenção por Foz do Iguaçu, destacando seu empenho para criar uma linha aérea direta entre a Europa e Foz, entre o Oriente Médio e esta que é o segundo polo de turismo do Brasil.
Mas não esqueceu das regiões do Paraná, destacando também a regiãode Pitanga, com o gasoduto facilitando novas empresas, e deixando claro que o Paraná é vocacionado por regiões e arrematando com a afirmação de que “O Paraná é um celeiro diferente do Brasil. Vou estabelecer metas regionais para atingir todo o Estado”.
COMPROMISSO
Ao concluir esta entrevista para a TV Impacto, Cida Borghetti como pré-candidata a sucessão de Beto Richa, disse que “meu compromisso, meu comprometimento é com as causas sociais, com as famílias, com as crianças”.
E aproveitou o ensejo para dar um recado final para a importância do Disque 100-Denuncie, instrumento que deve estar sempre presente na consciência de todos os brasileiros, defendendo nossas crianças e adolescentes, pois” precisamos defender as futuras gerações”.
E arrematou: “ Agradeço a oportunidade de estar aqui, representando uma parte da população que são as mulheres”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...