21 de set. de 2011

Na tribuna da Câmara, Rosane Ferreira defende valorização da Enfermagem

Em pronunciamento na tarde da última terça-feira (20) na tribuna da Câmara Federal, a deputada Rosane Ferreira (PV) pediu atenção dos parlamentares para os problemas que a Enfermagem enfrenta no país. Com o início dos debates sobre a regulamentação da Emenda 29 que prevê mais recursos para a Saúde, é preciso discutir não só novos investimentos e a gestão dos recursos, mas também a formação e qualificação destes profissionais.

Para ela, a Enfermagem é uma das áreas em que se unem a ciência, a técnica e o dom em prol do cuidar, sendo fundamental nas políticas públicas, em especial na constituição do Sistema Único de Saúde (SUS). “Não há como melhorar o atendimento da Saúde sem valorizar a Enfermagem”, acredita.

Em seu pronunciamento, Rosane afirmou que “a falta de capacitação dos profissionais para atuarem no dia a dia dos serviços de saúde obrigou, por exemplo, os hospitais a criarem equipes específicas para treinamento de atividades básicas e complexas que deveriam ter sido ministradas na formação dos profissionais”.

De acordo com a parlamentar, “a maioria dos profissionais é dedicada, ética e responsável. Não podemos permitir que uma profissão como essa seja denegrida perante a sociedade”. Por isso, é fundamental que haja uma maior fiscalização por parte do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação no que se refere à autorização para funcionamento dos cursos de Enfermagem no Brasil, seguindo à risca toda a legislação vigente e as recomendações da Associação Brasileira de Enfermagem e do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...