20 de set. de 2011

Diálogo Ducci-Gleisi evolui para tornar o metrô de Curitiba uma realidade

O diálogo político de interesse público se faz sentir quando, despreocupados com o aspecto partidário, ocupantes de cargos públicos vão em busca de soluções que possam, de modo comum, tornar realidade uma aspiração popular.

Exemplo dessa situação é o diálogo que vem sendo mantido, há algum tempo, entre o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), em torno de recursos capazes de agilizar o metrô de Curitiba, visando à Copa do Mundo de 2014.
Na semana passada, o prefeito Luciano Ducci se reuniu novamente em Brasília com Gleisi e Miriam Belchior, ministra do Planejamento, buscando mais recursos para o metrô.

O governo federal já garantiu 700 milhões de reais, mas o prefeito curitibano foi em busca de mais recursos, que poderão chegar até a R$ 1,1 bilhão de reais, tendo a ministra Gleisi não confirmado, ainda, a ampliação dos recursos para obras de mobilidade urbana em todo o país.

Até o final deste ano deve começar a liberação dos recursos, sendo que a confirmação da elevação de verbas no orçamento para o metrô curitibano deverá ter uma resposta até o final deste mês, destacando que o diálogo entre o prefeito Luciano Ducci e Gleisi Hoffmann vem sendo dos melhores nesse sentido.

Nesta empreitada, 200 milhões de reais virão de investimento do estado, 150 milhões de reais por parte da prefeitura, 700 milhões de reais já garantidos pelo governo federal e mais 500 milhões de reais que serão buscados na parceria público-privada, daí o motivo do pedido de mais 400 milhões de reais solicitados por Luciano Ducci para fechar a conta dessa realização que tornará Curitiba uma das melhores cidades do país e do mundo em termos de transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...