RICHA E GLEISI IGUAIS
na eleição da nova diretoria da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba)nesta quarta-feira (16) ocorreu o primeiro confronto indireto entre os candidatos que podem vir a polarizar a disputa pelo governo do Paraná em 2014, o atual governador, Beto Richa (PSDB) e a ministra da Casa Civil, a petista Gleisi Hoffmann. Os prefeitos da região metropolitana da capital decidiram entre Aldnei Siqueira (PSD), apoiado pelo governador e o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), candidato da ministra. Para se ter idéia da importância da vitória na eleição da Assomec, em menos de 24 horas, o governador Richa determinou mudança de candidato na disputa pela presidência da entidade. Richa começou apoiando Chico Santos (PSDB), de Fazenda Rio Grande, depois trocou por Loreno Tolardo (PSD) de Quatro Barras, e pouco antes da eleição anunciou apoio a Siqueira, de Tamandaré. Já Luizão continuou com os mesmos apoios, inclusive do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), que foi decisivo porque articulou a “campanha” a favor do petista, que venceu a parada. Deu 1 x 0 para a ministra. Para ser mais exato, houve empate de 14 a 14, mas o petista vai presidir a Assomec porque é o mais velho: 51 anos. O adversário Aldnei Siqueira tem 48 anos. Em função disso, ficou adiado o resultado de uma queda de braços entre ambos. Na disputa de fundo, entre Richa e Gleisi, está o mando político sobre uma região que reúne 29 municípios, uma população de 3,2 milhões de habitantes, e 2,2 milhões de eleitores, equivalente a um terço do eleitorado do Paraná, além de um PIB (Produto Interno Bruto) estimado em mais de R$ 74 bilhões anuais.
EM JOGO
Falam por si só os números quanto a importância da RMC na eleição para o governo do Estado, independente dos candidatos que estejam na disputa. No aspecto institucional, cabe a Assomec formular e discutir políticas públicas para os problemas comuns enfrentados pelos municípios da região em áreas essenciais, como transporte coletivo, lixo, saúde pública e segurança, entre outros de atendimento popular.
AINDA NÃO
A vitória de um aliado na eleição da Assomec seria para o atual governador o reforço de sua base política na RMC, em que sempre teve votos nas eleições que disputou, mas agora a importância é maior porque compensaria a sua derrota na disputa pela prefeitura de Curitiba, vencida por Gustavo Fruet (PDT), apoiado pela ministra petista. Mas não foi dessa vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário