3 de out. de 2011

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: Lei ambiental de 2011 revoga outra de 1996 por birra do prefeito

Sob o argumento de que “Mudar é preciso”, prefeito “matou” lei antiga apenas para criar um “factóide”


Ambientalistas de São José dos Pinhais ficaram perplexos com a entrada em vigor de nova lei (1780/2011) revogando artigos de outro besteirol “legal” também de 2011 e sepultando de vez a boa e respeitável lei 100/1996, que criou o “Conselho Municipal de Meio Ambiente e a Conferência Municipal de Meio Ambiente”, além de dar outras providências para o setor.

“O sr. prefeito Ivan Rodrigues teve a pachorra de criar uma lei nova apenas para modificar a representatividade original e ampliar o número de membros do Conselho do Meio Ambiente, de modo a se facilitar as manobras sobre as graves questões ambientais que afetam o município”, pondera um destacado expoente da luta preservacionista na cidade, que, já tendo sofrido represálias por suas opiniões, inclusive no que tange à sua labuta profissional, pede anonimato.

Agora com um “Conselho de Meio Ambiente” dócil, quase sem representação da comunidade, é certo que a Secretaria de Meio Ambiente vai “deitar e rolar” nas questões ambientais, eis que a secretária Edilaine Vieira, filha do conceituado vereador José Vieira, vem trabalhando sob pressão, a ponto de ser induzida a decepar um cedro de 130 anos, mais outras 9 aroeiras, na plenitude da fase adulta, porque a prefeitura entendeu que a “nova praça” que está sendo construída no antigo terminal de ônibus, no centro, não poderia ostentar, na sua modernidade, árvores “exóticas”, pois as querem “padronizadas”.

A propósito, até hoje comerciantes e moradores da área degradada pela Prefeitura lamentam o corte brutal das árvores, e centenas de pássaros ainda voejam por lá, como se insistindo em se abrigarem num ambiente em que já não existe a menor condição de abrigá-los.


Fiasco no Meio Ambiente

É tamanho o descaso da Administração Ivan Rodrigues para com as questões ambientais que a última “Conferência Municipal do Meio Ambiente” se transformou no maior fiasco da Prefeitura, com apenas meia dúzia de “gatos pingados” saltitando pela Câmara Municipal durante o enfadonho evento.

Aliás, a “menina dos olhos” da jovem secretária é o tal “Parque São Jorge”, limpinho, todo enfeitado, como se preservação ambiental fosse apenas isso. “Esse parque serve de cortina para esconder a incompetência reinante na secretaria, com lixo esparramado pra todo lado, o que resulta do que já chamam de visão SNC, ou seja, “Sem Noção das Coisas”, brada um atento servidor, que, antes, tinha orgulho das políticas adotadas, que, “mesmo não sendo as melhores, superavam as atuais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...