3 de out. de 2011

ELEIÇÕES 2012: Partidos têm até o dia 7 de outubro para definir seus quadros

De olho nas eleições de 2012, começa a partir de hoje a contagem regressiva para mudanças de partidos ou filiações daqueles que pretendem disputar as próximas eleições municipais.

Com o Partido Social Democrático (PSD), idealizado por Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, que teve aprovada sua criação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por seis votos a um, o novo partido começa com cerca de 50 deputados federais em exercício, representando a quarta maior bancada da Câmara Federal, mais dois senadores, dois governadores, e arrastando uma legião considerável de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e outras destacadas lideranças políticas espalhadas por todo o país.

Enquanto isso, os demais partidos estão em contagem regressiva até o dia 7 de outubro, data limite em que deverão estar com seus quadros definidos de filiados e que almejam concorrer às eleições municipais de 2012.

Uma semana de intensa agitação política e que não apenas pela criação do PSD que vai correr para definir o partido de olho nas próximas eleições, mas com as demais agremiações políticas buscando garantir espaço com a mesma finalidade.


PSD

O Partido Social Democrático está nascendo de uma dissidência do DEM, partido que perdeu de imediato 17 dos 44 deputados federais em atividades, fazendo com que os Democratas caíssem da sexta para sétima maior bancada na Câmara Federal.

O processo de criação do PSD foi recheado de denúncias e suspeitas em relação ao apoio que recebeu dos eleitores, enfrentando difíceis situações em alguns estados, entre os quais no Paraná, para confirmar seu registro final quando chegou a 16 registros regionais e conseguindo mais de 514 mil assinaturas de apoio em todo o país.

No Paraná, o PSD será comandado pelo deputado federal Eduardo Sciarra, e terá destacadas lideranças, como o deputado estadual Ney Leprevost, que inclusive tem seu nome, desde já, sendo citado como possível candidato a prefeito de Curitiba nas eleições do próximo ano.


Outros

Os demais partidos buscarão nesta primeira semana de outubro adequar seus quadros à realidade da lei eleitoral, de olho em 2012, registrando novos eleitores e preparando desde já futuras chapas para disputar prefeituras e câmaras municipais.

Em alguns casos já se observam situações difíceis que começam a serem enfrentadas por conta de alguns chamados “ditadores de partido”, caso de Valdir Rossoni e Roberto Requião, entre outros, os quais arrastam para suas siglas gente que se incompatibiliza com os atuais integrantes do PSDB e do PMDB, respectivamente, causando com isso interesse de outros em ficar com a filiação daqueles que estão descontentes com este tipo de comportamento.

Imaginando-se donos da verdade, gente como esses dois, os dirigentes partidários escolhem a seu gosto quem pode vencer as próximas eleições municipais, caso de Laranjeiras do Sul, onde Rossoni atropelou recolhendo ex-adversário e afastando companheiros tucanos, caso também do PMDB de Foz do Iguaçu, onde uns e outros já botaram a boca no trombone.

Até esta sexta-feira, portanto, muita água vai rolar por debaixo da ponte, muita bronca vai sair na imprensa, pois os interesses políticos precisam ser urgentemente definidos antes que vença o prazo de 7 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...