27 de set. de 2011

VERBAS FEDERAIS: Bancada federal do Paraná vai tentar amenizar discriminação

25 deputados se reuniram com o governador para saber das prioridades e hoje discutem as emendas ao Orçamento 2012


A constatação novamente de que apesar de o Paraná ser o 5º Estado que mais gera recursos para a União, mas o 26º quando da retribuição de investimentos federais, embalou a reunião ontem entre os parlamentares da bancada federal paranaense e o governador Beto Richa (PSDB) para discutir as prioridades do Estado no Orçamento Geral da União e no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, que serão votados neste segundo semestre no Congresso Nacional.

Neste ano a desconfortável posição chama mais a atenção porque nem com três ministros em postos chave no governo federal - Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) - o Paraná conseguiu alterar a histórica discriminação de que é vítima.

O deputado federal André Vargas (PT), explicou que para incluir as verbas no orçamento e garantir a liberação destes recursos para o Paraná, era preciso saber o que Richa considera prioritário para o Estado. “Ele entregou alguns da área de segurança, do Porto Paranaguá, também na área da saúde, o pedido de atendimento também ao programa de segurança pública, na construção de novos presídios, pois o Paraná é o campeão de presos irregulares, ou seja, em delegacias”, citou o deputado.

Para o petista, é possível avançar muito mais. “Não se concebe que o Paraná receba menos recursos federais do que 25 estados da federação”, admite o petista Vargas. Ele reconhece que a previsão do Orçamento da União para 2012 coloca o Paraná em penúltimo lugar entre os Estados brasileiros em volume de recursos federais por habitante.

Na reunião os parlamentares pediram ao governador a entrega de uma proposta de projetos estruturantes para a inclusão do Plano Plurianual. “Foi uma boa reunião, com a presença de 25 parlamentares de todos os partidos, para garantir os investimentos destes recursos”, avaliou Vargas.


R$ 681 milhões

Richa e os secretários do Planejamento e Coordenação Geral, Cássio Taniguchi, da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, entregaram à bancada uma relação preliminar de projetos considerados fundamentais pelo governo para inclusão no orçamento da União do próximo ano. No total, são R$ 681 milhões que se espera o governo federal repasse para investimentos na melhoria da infraestrutura de transporte e logística, educação, saúde e segurança pública.

O governador aproveitou para comentar que a reunião de ontem entre a equipe de governo e os representantes do Paraná no Congresso Nacional para tratar de investimentos para o Estado foi “a primeira em muitos anos”. Ele agradeceu aos deputados e elogiou a disposição da bancada federal em unir forças para defender os projetos paranaenses junto ao governo federal. Depois do encontro com Richa, nesta terça-feira a bancada se reúne para discutir as emendas que serão apresentadas ao orçamento de 2012 e ao PPA.


Com entidades

Na sexta-feira 30, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso fará um seminário durante a manhã no plenarinho da Assembleia Legislativa com outros segmentos da sociedade paranaense para discutir as emendas do Estado ao Orçamento e PPA. Neste evento também serão discutidas as prioridades com entidades como os CREAs, federação das indústrias, federação da agricultura, associações de municípios, “para que a gente consolide os projetos mais importantes, principalmente o do PPA, que é onde entram os investimentos maiores”.

O seminário terá com a participação do presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, senador Vital do Rego (PMDB), do relator-geral do PLOA 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), do relator da Receita do PLOA 2012, senador Acir Gurgacz (PDT/RO), e do senador Walter Pinheiro (PT/BA), relator do PLPPA 2012-2015.(Roseli Valério)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...