16 de set. de 2011

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: Ivan Rodrigues tenta apavorar professor universitário

Foi numa inacreditável reação às críticas de estudantes à derrubada do casarão histórico


Ivan: "Tiro saiu pela culatra"
Na mais estapafúrdia “resposta” às críticas sobre a demolição do antigo prédio da Prefeitura, que, no caso, teria sido feita pelo advogado Fabiano da Rosa perante alunos do curso de Direito da PUC no campus de São José dos Pinhais, o atual prefeito Ivan Rodrigues “perdeu as estribeiras”, como se observa do mal-ajambrado “Ofício nº. 246/2011-GAB” (aqui reproduzido), direcionado ao professor.

Como se não bastasse a reprimenda ao mestre, o prefeito Ivan Rodrigues mandou cópia do seu destampatório ao “M. Reitor Clemente Ivo Juliatto, Dr. Dirceu Précoma – presidente da OAB-PR (sic) e Sr. Auro Luis Ferreira de Paula – presidente da ACIAP-SJP”, sendo insondável o motivo do envio da lastimável peça a este último personagem, que, aliás, se trata de apreciado “amigo íntimo” do burgomestre. A suspeita é que a mariposa que zuniu nos “oiças” do Ivan foi teleguiada pelo Auro.

Entretanto, comenta-se nas escolas, ao provocar o reitor da PUC e a OAB o prefeito esperava, no mínimo, uma reprimenda ao “petulante” professor que ousara “atacar sua pessoa e sua administração”, mas tal iniciativa só serviu para reforço da opinião generalizada de que Ivan Rodrigues vem conduzindo a Prefeitura de modo errático, sem ouvir a comunidade, realizando milionárias compras e fazendo altos contratos de mão de obra sem licitação, e assim agindo ao arrepio da lei, administrando as finanças municipais a seu bel prazer, como se estivesse movimentando dinheiro de sua empresa particular.


As ponderações do professor

Refutando a sandice (em longo e elegante manifesto, também com cópia às referidas autoridades, e ao Centro Acadêmico Dalmo Dallari), o advogado Fabiano da Rosa “puxa as orelhas” de Ivan, rebatendo as lucubrações do prefeito, e observando com acuidade: “Se diante de tantas e tão complexas demandas existentes na cidade, mereci comunicação oficial de Vossa Excelência sobre minhas supostas manifestações em sala de aula, é porque os assuntos realmente são merecedores de atenção”.

Exercitando o gosto pelo argumento, o advogado Fabiano da Rosa levanta uma hipótese que talvez explique o envio das cópias do ofício do prefeito à PUC: “Por mera conjectura, se, num ato de adesão imediata ao vosso desagrado público, este professor tivesse sido demitido, isto seria justo?”

Sobre o queixume do prefeito, de ter sido responsabilizado por “não disponibilizar assistência jurídica à população carente no município”, e criticado pela derrubada do “casarão histórico”, o professor afirma: no primeiro caso, jamais fez tal acusação; no segundo, “o assunto foi comentado coletivamente em sala de aula”, e os estudantes em uníssono condenaram a destruição do imóvel.

Encerrando, o advogado diz ao prefeito: “Que Deus ilumine seus caminhos para que os assuntos mais caros à comunidade sejam tratados com a atenção e a responsabilidade que merecem, e pequenos ruídos de comunicação não atrapalhem a boa mudança, que respeita as pessoas e a história da cidade”.

Com esse “tapa de luva” bem aplicado pelo professor Fabiano da Rosa, o prefeito Ivan Rodrigues finalmente silenciou, como se lhe faltassem palavras para prosseguir defendendo a desastrada ação, na qual só ele próprio e seus fiéis pupilos curitibanos Rochinha (ex-procurador-geral, agora secretário de Comunicação Social) e Miguel Galoski (chefe de Gabinete) enxergam acerto, enquanto o povo sãojoseense, em peso, deplora a irremediável patacoada que feriu fundo a memória da comunidade.

Observação: O imbróglio começou a se desenrolar no início de junho e atravessou o mês de julho (passados), mas ficou “abafado” até agora. Cópias do folclórico ofício do prefeito Ivan Rodrigues e da contundente resposta do advogado Fabiano da Rosa foram passadas ao Impacto PR por um servidor municipal que, por razões óbvias, pediu anonimato.



Trecho do ofício do prefeito Ivan Rodrigues e da réplica do professor Fabiano da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...