27 de set. de 2011

DESABAFO DE UM MORADOR DE GUARATUBA: “Vampiros da Sanepar”

“Considero a Sanepar um verdadeiro vampiro do dinheiro dos guaratubanos. Pena que todos, preferem ficar com a bunda no sofá, achando que nada disso tem a ver com eles. A gente só quer que eles mostrem sua indignação. Para isso é preciso sair do comodismo, e gritar.

A partir do mês de dezembro, começamos a pagar 20% mais caro a água. Dura três meses esse aumento. Isto é só aqui, Matinhos e Pontal. Por quê? É a água mais cara do Paraná. O ano inteiro os veranistas pagam uma taxa mínima de 10 metros cúbicos (mais 80% de esgoto) de água que não usam. Então, tudo entra como lucro líquido. Como o Procon já se manifestou várias vezes sobre o dever de pagar apenas aquilo que se consome, e um acordo desclassificou essa cobrança, fica a pergunta: Por que os guaratubanos que moram aqui, pagam esse acréscimo? Nenhum vereador se manifestou.

Os residentes, que são mais de 80%, entram nessa cobrança abusiva, como se todos aqui fossem veranistas. E olha que junto vem a taxa de esgoto. Então eu pago 72 reais por mês e só consumo de 6 a 8 metros cúbicos. É realmente um absurdo.

E não fica por aí. Ainda vem a cobrança casada com o lixo. Ou paga tudo junto, ou fica sem água. E o pior. É contra a Lei. Tentei mostrar aos edis, mas eles simplesmente ignoraram os fatos, e aceitaram um pedido do Executivo para continuar a cobrança. Todos aceitaram. Que vereadores são esses? Querem nos empurrar goela abaixo que a Lei tem de ser cumprida quando o assunto é aumentar o número de vereadores. Essa lei deve ser cumprida. Mas aquela que obriga a desvinculação do lixo com a água não precisa ser cumprida? (um recadinho para nossos edis: Chico Noroeste estava fazendo sua média com os prefeitinhos quando fez aquela emenda).

Voltando ao que interessa. Os lucros da Sanepar no litoral são astronômicos. Tudo porque os guaratubanos (assim como outros) são passivos e omissos. Mesmo aqueles que respiram o mau cheiro exalado pelo tratamento de esgotos. Sai sempre nos jornais locais denúncias da fedentina que exala do mal feito serviço de esgoto. E na temporada, jogam essa coisa em nossas praias, limitando os locais para os veranistas se banhar. Se tivéssemos raça, acabaríamos com isso. Em Paranaguá e Antonina a água custa a metade da nossa, e não tem imundices como a nossa. Sabe por quê? É que lá não tem Sanepar. O município cuida disso.” (Areobaldo Teruel - Presidente da Associação dos Aposentados de Guaratuba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...