3 de ago. de 2011

TRIBUTAÇÃO BRASILEIRA: população carente é a que paga mais impostos

No Brasil, os impostos pesam mais no bolso daqueles que têm menor renda. Segundo dados do Ipea - Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada - os 10% mais pobres pagam 44% a mais do que os 10% mas ricos.

Para se ter uma ideia, em 2008, quem tinha renda familiar de até dois salários mínimos trabalhou 197 dias apenas para pagar tributos e impostos. Ao mesmo tempo, aqueles que apresentaram renda de mais de 30 salários mínimos, gastaram três meses a menos, ou seja, 106 dias de trabalho.

O contador Gilmar Rissardi, da Bilanz Gestão Contábil, afirma que entre os motivos da diferença do pagamento de tributos entre as classes está a forma de cobrança dos impostos.

Grande parte da arrecadação tributária brasileira vêm de impostos indiretos sobre o consumo, já embutidos no valor dos produtos comprados. A população carente, que recebe pouco, faz mais uso da renda para o consumo imediato e, por isso, acaba pagando mais impostos. Esse é mais um fato que comprova que existe injustiça na tributação brasileira, que, infelizmente, acaba acentuando ainda mais a desigualdade entre os brasileiros, comenta o contador Gilmar Rissardi.

Entre alguns dos impostos indiretos estão o IPI Federal (Imposto Sobre o Produto Industrial), ICMS Estadual (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS Municipal (Imposto sobre Serviços). (Carolina Michel)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...