3 de ago. de 2011

Ruas da Cidadania fazem 7,8 milhões de atendimentos ao ano

Brunno Covello (SMCS)

Quando quer pagar rapidamente tributos municipais o contabilista Carlos Alberto Pinheiro, da Concap Contabilidade, vai a uma das nove Ruas da Cidadania da Prefeitura de Curitiba. Pinheiro, que tem clientes em toda a cidade, sabe que este serviço descentralizado agiliza o trabalho dos curitibanos. “Em qualquer região da cidade, estou perto de uma Rua da Cidadania e isto facilita meu trabalho, evitando que tenha que ir ao Centro pagar tributos, onde perderia tempo com o trânsito ou em filas”, disse o contabilista.

Para se ter uma ideia da demanda média das Ruas da Cidadania são feitos mais de 73 mil atendimentos por mês, o que dá cerca de 7,8 milhões de atendimentos por ano. Há regionais, como da Matriz, em que os atendimentos chegam 174 mil em alguns meses do ano. “A descentralização dos serviços municipais permite que o cidadão tenha um braço público mais próximo de sua casa e se sinta mais protegido pelos serviços municipais”, disse o secretário municipal de Governo, Luiz Fernando Jamur.

Na Rua da Cidadania o cidadão encontra serviços prestados por núcleos das diversas secretarias, Urbs, FAS - Fundação de Ação Social, Fundação Cultural e outros órgãos integrantes da administração indireta, como também serviços prestados nas esferas estadual e federal.

O Ippuc escolhe os locais das Ruas da Cidadania para atender as regiões mais populosas. Um dos parâmetros para a criação das Ruas da Cidadania é a quando uma determinada região atinge a marca de 200 mil habitantes. É o caso da região do Tatuquara, onde a Prefeitura programou a construção de mais uma unidade.


Cajuru

Outra Rua da Cidadania que vai ganhar melhorias é a do Cajuru, onde a prefeito Luciano Ducci anunciou, na semana passada, investimentos de R$ 11 milhões para construção de uma sede própria. O novo equipamento, com três andares, vai estar perto de um terminal de ônibus, além de contar com os demais serviços municipais.

A proximidade com os terminais é uma vantagem elogiada pelos usuários. Para o estudante José Lucas de Lima, 18 anos, fica mais fácil ir a um guichê da Urbs na Rua da Cidadania do Pinheirinho, que fica perto de sua casa. “Se tivesse que ir até o Centro da cidade, iria demorar muito. Aqui estou fazendo um novo cartão transporte e já vou embarcar no ônibus, sem perder tempo para ir a escola”, disse.

A agilidade no atendimento também faz com que jovens busquem a Rua da Cidadania sua primeira carteira de trabalho. São quase cinco mil pedidos por mês. Uma das jovens que foi pedir a carteira de trabalho foi Mayra Schade, 16 anos. “Soube que minhas amigas tiraram a carteira na Rua da Cidadania da Matriz e demorou só 10 dias para ter o documento em mãos. Vim aqui, porque assim consigo estar pronta para poder procurar um emprego”, afirmou.

A aposentada Lídia Pinheiro, 84 anos, também estava na Rua da Cidadania da Matriz, mas para regularizar seu cartão para comprar no Armazém da Família. “Moro no Pinheirinho, mas como estava no Centro, aproveitei e almocei no Restaurante Popular do Centro e depois na Secretaria Municipal de Abastecimento para resolver minha vida”, disse Lídia. (SMCS)


Alguns dos serviços oferecidos nas Ruas da Cidadania

COHAB-CT – Companhia de Habitação Popular de Curitiba
FAS – Fundação de Ação Social
Resgate Social
Conselho Tutelar
FCC – Fundação Cultural de Curitiba
Guarda Municipal
SMAB – Secretaria Municipal do Abastecimento
Armazém da Família
SME – Secretaria Municipal da Educação
SMEL – Secretaria Municipal do Esporte e Lazer
SMF – Secretaria Municipal de Finanças
IPTU, ITBI, ISS, AIDF, Alvará, Parcelamento de Débitos
SMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente
SMS – Secretaria Municipal da Saúde
SMTE – Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego
SMU – Secretaria Municipal do Urbanismo
URBS – Coordenação de Setor Comercial/ Cartão Transporte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...