O primeiro-ministro da Federação Russa, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos de vandalismo, denunciando a política de Washington de imprimir centenas de bilhões de dólares sem lastro, que estão sendo injetados na economia mundial.
“Graças a Deus, ou infelizmente, nós não imprimimos a divisa de reserva, mas o que eles [os EUA] fazem? Comportam-se como vândalos, ligam as máquinas e atiram [os papéis] pelo mundo afora, achando que resolvem os seus problemas urgentes, esquecendo, na realidade, todas as suas obrigações”, afirmou Putin, citado pela agência Novosti, durante visita à Academia russa de Ciências, na segunda-feira.
Os comentários de Putin lembraram o processo em que a Reserva Federal norte-americana comprou 600 bilhões de dólares em títulos do Tesouro, dinheiro sem respaldo na economia real do país.
O déficit norte-americano atingirá este ano 1,2 bilhão de dólares e se o Congresso não autorizar antes de 2 de agosto o aumento da dívida além dos 14,3 bilhões agora permitidos, os Estados Unidos não conseguirão cumprir os seus pagamentos. (Hora do Povo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário